Cassilândia, Domingo, 25 de Fevereiro de 2018

Últimas Notícias

04/08/2005 10:20

Saiba como funciona uma usina de biodiesel

Spensy Pimentel/ABr

reportagem da Radiobrás visitou na semana passada a fábrica de biodiesel que deve ser inaugurada hoje (4) no interior do Piauí. Segundo informações do gerente de produção, Ricardo Alonso, a fábrica custou R$ 10 milhões, e sua construção se iniciou em janeiro. Agora, 170 operários trabalham em três turnos para concluir tudo até a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quinta-feira.

O processo químico de fabricação do combustível utilizado na unidade é conhecido como transesterificação. Segundo o Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT), ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, o processo consiste na reação de um óleo vegetal (glicerídeo) com um álcool (metanol ou etanol), em presença de um catalisador (substância que faz a reação acontecer mais rapidamente), geralmente uma base, a soda ou a potássia cáustica (hidróxido de sódio ou potássio). O subproduto da reação é a glicerina, que também tem valor comercial (é utilizada para fazer sabonetes). O álcool utilizado na reação é, em boa parte, reaproveitado na fábrica. Esse processo foi patenteado pela primeira vez em todo o mundo pelo cearense Expedito Parente, ainda nos anos 70.

"Para se produzir o biodiesel, os ésteres no óleo vegetal são separados da glicerina. Os ésteres são a base do biodiesel. Durante o processo, a glicerina é substituída pelo álcool, proveniente do etanol. O resultado da reação química entre os ácidos graxos contidos em óleos vegetais e gorduras animais e um álcool, que pode ser o etanol ou o metanol, é um éster etílico ou metílico. Quando usado como combustível, denominamos tal produto de biodiesel", explica nota na página do SBRT na internet.

O processo da montagem da fábrica é considerado "relativamente simples" pelo gerente de produção da empresa, Ricardo Alonso. Segundo ele, apenas 20% das peças utilizadas chegaram montados à unidade. "O restante foi construído aqui mesmo, a partir do trabalho de uma equipe de engenharia da região", conta. A maior parte das estruturas metálicas existentes na unidade consiste em tanques, onde é armazenado o óleo que chega e o biodiesel resultante.

O esmagamento da mamona será feito em outra unidade da empresa, em Crateús (CE). Outro subproduto do processo, a torta de mamona, também tem valor de mercado como fertilizante. As dificuldades de transporte, dado o mau estado de estradas da região Nordeste, é considerado pela empresa como o fator mais complicado no processo de produção. "Tivemos que trazer um gerador elétrico próprio para cá, de São Paulo. Foram sete dias de viagem no caminhão", conta Alonso.

A produção em Floriano deve ser de 90 mil litros diários. Segundo cálculo do Ministério do Desenvolvimento Agrário, isso implica o processamento da mamona plantada em cerca de 65 mil hectares por ano.

Em sua totalidade, segundo nota na página do governo do Piauí na internet, o projeto envolve ainda colaboração do governo do estado com o Banco do Brasil, o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), a Delegacia Federal da Agricultura no Piauí, o Emater, a Embrapa Meio Norte e a Petrobras.



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 25 de Fevereiro de 2018
Sábado, 24 de Fevereiro de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)