Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Saiba como fazer a higienização correta do implante

Portal Terra - 04 de dezembro de 2012 - 06:41

Quando o assunto é higiene bucal, os implantes exigem o mesmo rigor que os dentes. Segundo o cirurgião-dentista Hugo Lewgoy, é mito imaginar que os implantes são mais resistentes do que os dentes em relação às doenças bucais. Na realidade, a formação da placa bacteriana sobre os implantes não difere da placa formada sobre as superfícies dentais naturais. “A formação da placa pode ser influenciada pela superfície lisa dos implantes, porém não existe nenhuma evidência de que esta diferença previna o aparecimento das doenças peri-implantares de origem biológica”, alerta Lewgoy.

O pós-operatório exige cuidados especiais, uma vez que a boca fica sensível com o procedimento. A escova dental deve possuir cabeça pequena e compacta e que faça a desorganização da placa bacteriana de forma suave nas regiões recém-operadas. Também é preferível optar por cerdas ultramacias. Outro ponto importante de ressaltar é que a higienização do implante pode ser complementada com escovas interdentais, que possibilitam a limpeza da região entre os dentes e a gengiva sem traumatizar os tecidos e os implantes.

Segundo Lewgoy, o ideal é utilizar a clorexidina em conjunto com a escova de dentes. “É um agente anti-infeccioso que apresenta uma baixa toxicidade e é amplamente utilizado sob as formas de antissépticos, um item obrigatório para os profissionais que realmente se preocupam com a saúde e o conforto dos pacientes”, informa o especialista.

Complicações
O descuido com a higiene dos implantes pode levar ao surgimento de doenças peri-implantares - possíveis complicações do tratamento com implantes – que, além de comprometerem o implante, podem afetar a saúde em geral.

As doenças peri-implantares são classificadas em mucosite peri-implantar e peri-implantite. A primeira é uma reação inflamatória reversível nos tecidos ao redor dos implantes. No outro caso, o processo inflamatório afeta os tecidos ao redor do implante, mas o resultado é a perda do osso de suporte.

SIGA-NOS NO Google News