Cassilândia, Sexta-feira, 24 de Maio de 2019

Últimas Notícias

11/04/2019 11:00

Saiba como evitar problemas que correr pode trazer à pele

Gazeta Esportiva

É inegável que correr traz uma série de benefícios para a saúde, como a melhora do sistema cardiovascular, o controle da hipertensão, da diabetes e do colesterol e a liberação de endorfinas, hormônios que relaxam o corpo, geram sensação de bem-estar e auxiliam a boa qualidade do sono. Além disso, o exercício é ótimo para quem quer perder peso. O problema é que correr todos os dias, a longo prazo, pode causar um efeito negativo na pele. “A intensidade e a frequência dos exercícios são fatores determinante no processo de formação de radicais livres. Quanto maior a intensidade do exercício, maior será a produção moléculas. Logo, a realização diária de atividades físicas de alto impacto e esforço, como a corrida, pode causar danos as fibras de colágeno e elastina a longo prazo devido ao estresse oxidativo causado pelos radicais livres, o que leva ao envelhecimento precoce e a flacidez da pele”, explica a dermatologista Dra Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

Mas é claro que, para evitar o problema, parar o exercício não é uma opção. Porém, existem cuidados que podem ajudar a retardar o surgimento da flacidez e do envelhecimento precoce. Uma das alternativas é variar nos exercícios. “Enquanto exercícios mais intensos aumentam o estresse oxidativo, atividades físicas moderadas fortalecem nosso sistema antioxidante natural, responsável por combater os radicais livres e o estresse oxidativo”, afirma a médica. Por isso, alterne as corridas com exercícios aeróbicos, de força e alteres. Outra opção é o spinning, que possui os mesmos benefícios da corrida, mas sem o impacto na pele e na coluna.

Além disso, é importante que diariamente, principalmente após o exercício, você realize uma rotina de cuidados com a pele para ajudar no combate ao estresse oxidativo. Então você deve iniciar fazendo uma limpeza profunda no tecido para remover as impurezas, desobstruir os poros, controlar a oleosidade e normalizar o pH da pele, já que o suor produzido durante a atividade física tem um pH ácido, o que pode ser agressivo ao tecido. “Para realizar a higienização da pele você pode utilizar soluções micelares ou sabonetes específicos para o seu tipo de pele. Em seguida, utilize um tônico adstringente para reequilibrar o pH”, recomenda a dermatologista.

Após a higienização e tonificação, você deve fazer uso de cosméticos hidratantes que contenham ativos antioxidantes, que agem prevenindo e revertendo os danos causados pelos radicais livros. “Os antioxidantes podem ser usados tanto como forma de prevenção, neutralizando os radicais livres antes que eles tenham tempo de agir no organismo, ou então quando os danos já foram causados, diminuindo a concentração de radicais livres e a inflamação local e, consequentemente, os prejuízos que estes podem causar. Os ativos antioxidantes clássicos são as vitaminas C e E, mas hoje já existe uma infinidade de ingredientes antioxidantes mais inteligentes e com maior estabilidade e permeação no tecido”, completa a médica. Para finalizar, aplique o protetor solar, que sempre deve ser o último a ser passado na pele e que precisa ser reaplicado a cada duas horas.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 24 de Maio de 2019
10:00
Receita do Dia
07:20
Atenção motoristas e ciclistas
Quinta, 23 de Maio de 2019
22:00
Loterias
21:45
Loterias
21:42
Loterias
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)