Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

22/01/2004 16:05

Saiba como detectar a presença da ferrugem na lavoura

João Prestes - APn

Para que não cause danos à lavoura a ferrugem precisa ser detectada no início da infestação. A assistência técnica vai decidir, então, se é preciso fazer aplicação de fungicida ou se a doença não ameaça mais a planta. O pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Fernando Assis Paiva, ensina o que o agricultor precisa fazer para saber se sua plantação está ou não infectada.

1 – A ocorrência da ferrugem se dá, geralmente, no início da floração da planta. A cada três dias, em pontos alternados da lavoura o agricultor deve colher as folhas da soja mais próximas ao chão e examiná-las contra a claridade. Se observar minúsculos pontos escuros pode ser que a planta esteja contaminada.

2 – O ideal é procurar assistência técnica. O esporo da ferrugem só pode ser visualizado com definição em lupa que aumente pelo menos 120 vezes a visão do objeto ou em microscópio. Os escritórios do Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) estão de prontidão para atender os produtores rurais de todo o Estado, além de entidades de classe como sindicatos rurais.

3 – Uma vez confirmada a presença da ferrugem na lavoura é necessário acompanhar sua evolução. Se estagnar não há necessidade de aplicar fungicida; caso contrário o combate deve ser feito o mais rápido possível para não comprometer a granação. Existem produtos de várias marcas e preços no mercado; seu agrônomo vai orientá-lo sobre o mais adequado para o caso.

4 – A ferrugem está espalhada praticamente por todo o Estado - segundo o pesquisador da Embrapa - e não há como exterminar a doença. Portanto, o produtor terá que aprender a conviver com a ameaça. Manter vigilância sobre a lavoura e aplicar os defensivos recomendados é a única maneira de evitar perdas na colheita.



João Prestes - APn

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)