Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Saiba como detectar a presença da ferrugem na lavoura

João Prestes - APn - 22 de janeiro de 2004 - 16:05

Para que não cause danos à lavoura a ferrugem precisa ser detectada no início da infestação. A assistência técnica vai decidir, então, se é preciso fazer aplicação de fungicida ou se a doença não ameaça mais a planta. O pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Fernando Assis Paiva, ensina o que o agricultor precisa fazer para saber se sua plantação está ou não infectada.

1 – A ocorrência da ferrugem se dá, geralmente, no início da floração da planta. A cada três dias, em pontos alternados da lavoura o agricultor deve colher as folhas da soja mais próximas ao chão e examiná-las contra a claridade. Se observar minúsculos pontos escuros pode ser que a planta esteja contaminada.

2 – O ideal é procurar assistência técnica. O esporo da ferrugem só pode ser visualizado com definição em lupa que aumente pelo menos 120 vezes a visão do objeto ou em microscópio. Os escritórios do Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) estão de prontidão para atender os produtores rurais de todo o Estado, além de entidades de classe como sindicatos rurais.

3 – Uma vez confirmada a presença da ferrugem na lavoura é necessário acompanhar sua evolução. Se estagnar não há necessidade de aplicar fungicida; caso contrário o combate deve ser feito o mais rápido possível para não comprometer a granação. Existem produtos de várias marcas e preços no mercado; seu agrônomo vai orientá-lo sobre o mais adequado para o caso.

4 – A ferrugem está espalhada praticamente por todo o Estado - segundo o pesquisador da Embrapa - e não há como exterminar a doença. Portanto, o produtor terá que aprender a conviver com a ameaça. Manter vigilância sobre a lavoura e aplicar os defensivos recomendados é a única maneira de evitar perdas na colheita.



João Prestes - APn

SIGA-NOS NO Google News