Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Saiba como cuidar da saúde dos olhos no verão

APCD - 28 de novembro de 2015 - 14:30

O verão é a estação mais celebrada pelos brasileiros, que lotam as praias, clubes, rios, cachoeiras e lagos. Grande parte da população sabe a importância de usar protetor solar, mas muitos se esquecem de cuidar bem dos olhos para evitar problemas típicos dessa época do ano.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, as alergias e irritações oculares aumentam muito no verão. Entre as causas estão o excesso de cloro em piscinas, reações alérgicas a produtos como os protetores solares e o excesso de exposição ao sol. Veja algumas dicas para cuidas da saúde dos olhos:

Abuse dos óculos escuros

No verão, os níveis de radiação UVA/UVB sobem muito. Por isso, a oftalmologista Marcia Beatriz Tartarella, diretora da Sociedade de Oftalmologia Pediátrica Latino-América, recomenda cuidados redobrados. Um deles é usar óculos com proteção solar mesmo embaixo do guarda-sol.

Cuidado ao mergulhar

O calor aumenta a temperatura da água das piscinas. E isso torna o ambiente mais propício à proliferação de bactérias causadoras de conjuntivite. Portanto, a médica recomenda aos banhistas um cuidado simples: evitar abrir os olhos debaixo d’água.

Use colírio lubrificante

Em ambientes como praias, há risco de a areia chegar até os olhos. Já nas piscinas, o problema pode ser o cloro. E os dois elementos causam irritações. Para amenizar qualquer efeito nocivo, a melhor medida é aplicar colírio lubrificante depois de deixar esses locais.

Proteja os olhos dos cremes solares

Manter a pele protegida com protetor solar é imprescindível. Mas, na área dos olhos, o suor acaba levando o produto para o globo ocular, ocasionando irritação química. Para evitar isso, a dica é usar protetor solar em pó compacto para as pálpebras.

SIGA-NOS NO Google News