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20/04/2013 13:30

Saiba como agir diante de problemas com bancos

Agência do Rádio

Problemas com serviços oferecidos pelos bancos? É preciso ficar atento para não pagar taxas que não foram contratadas. No primeiro trimestre deste ano as reclamações contra bancos cresceram 57% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo dados do Banco Central foram 5.688 demandas consideradas procedentes nos três primeiros meses de 2013. No ano passado foram 3.619 no mesmo período. As reclamações mais comuns são por débitos não autorizados em conta, prestação de forma irregular do serviço conta - salário e cobrança irregular por serviços não contratados. A empresária Denise Machado sempre confere o extrato bancário e percebeu que estava pagando por um serviço que ela não contratou.

"Aí você chega à agência e eles dizem: Ah, é porque você usa a conta e aí é uma fidelidade."

De acordo com o vice-diretor do Procon DF, Marcos Lopes, o consumidor tem direito de receber em dobro aquilo que pagou indevidamente.

"Olha, nesse caso, o artigo 42, parágrafo único do Código de Defesa do Consumidor, ele diz que o consumidor que é cobrado em quantia indevida ele tem direito a repetição do indébito por valor igual ou em dobro do que ele pagou em excesso acrescido de correção monetária e juros legais.

Entre os bancos com mais de um milhão de clientes, a instituição com mais reclamações no trimestre foi o Santander, que liderou o ranking divulgado pelo Banco Central nos meses de fevereiro e março deste ano, seguido pelo Banco do Brasil. Segundo o professor de administração da Escola Superior de Propaganda e Marketing, Adriano Gomes, para não ficar insatisfeito o consumidor deve fazer uma lista dos serviços que deseja e negociar com o banco onde irá abrir a conta.

"Se você vai ter muitos débitos na sua conta, previamente, se você vai retirar extratos periodicamente da sua agência, então monte o seu cardápio antes e depois negocie esse cardápio junto ao banco onde você pretende ou abrir a sua conta, ou caso você já teve uma conta aberta renegocie esse pacote de acordo com as suas necessidades."

A Federação Brasileira de Bancos recomenda que se o cliente estiver insatisfeito e não tiver suas exigências atendidas deve mudar de banco.

Reportagem, Silaine Bohry

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