Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Saiba como aderir ao serviço e receber alerta de desastres naturais via SMS

Campo Grande News - 15 de janeiro de 2018 - 11:30

Com o objetivo de proporcionar maior agilidade e segurança, a partir desta segunda-feira (15), todos os alertas de desastres naturais em Mato Grosso do Sul poderão ser enviados pela Defesa Civil por meio de SMS. O acesso ao serviço, que é gratuito, estará disponível para toda a população do estado.

A ferramenta será ativada num momento bastante crítico em relação às fortes chuvas que têm atingido todas as cidades do estado nos últimos dias. Dos 20 municípios monitorados, em 16 deles foi decretada situação de emergência.

Para ter acesso ao serviço, é preciso responder ao SMS que deverá ser enviado pelas operadoras de telefonia. A mensagem será “Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de áreas de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse”.

O interessado passará a receber alertas automaticamente depois que encaminhar o número do CEP.

O coordenador-adjunto do órgão, tenente-coronel Fábio Catarinelli, explica que a ferramenta permite que sejam enviados alertas para vários municípios ao mesmo tempo e também à regiões específicas.

“Se houver alerta para situações preocupantes em Coxim, por exemplo, haverá opção para que somente moradores da cidade recebam a mensagem com informações sobre o nível alto do rio Taquari e orientações aos ribeirinhos”, detalha.

Não se trata de um serviço de previsão do tempo, somente avisos para situação extrema. “O objetivo não é levar à população ao pânico, mas sim agir preventivamente”, orienta.

SIGA-NOS NO Google News