Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Segunda, 18 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Saiba com qual estilo de cerveja harmonizar a ceia de Natal

O Globo - 15 de dezembro de 2017 - 19:05

Já é quase Natal, e se você também é fã de cerveja não tem motivo nenhum para trocar sua bebida favorita por um vinho ou espumante nas comemorações de fim de ano. As cervejas possuem os mais variados sabores, estilos e teores alcoólicos e, sem muito esforço, é possível achar aquela que combine com todo o cardápio natalino – das entradas até a sobremesa.

A dica principal é ter uma força parecida entre o alimento e a bebida. Cervejas mais leves podem ser harmonizadas com as entradas, peixes e frango. Os pratos mais fortes a indicação são cerveja mais fortes também.

A mestre-cervejeira e beer sommelière da Ambev Laura Aguiar lembra que há estilos que se assemelham ao vinho e aos espumantes – para aqueles que não quiserem fugir muito da tradição. Além disso, o Natal pode ser uma hora bacana para fazer uma harmonização e descobrir novos sabores em família.

Receber os convidados

Para receber os convidados e começar a festa não tem erro: opte por uma pilsen que combina com o verão e com qualquer tipo de comida. Ela vai bem como acompanhamento para um mix de castanhas com frutas secas típicas de Natal.

Pratos frios

Antes da ceia, muitas famílias costumam optar por pratos leves como saladas, salpicão de frango e salmão defumado. A dica da mestre-cervejeira Laura Aguiar é optar também por uma cerveja mais leve como a Colorado Murica. Ela é uma cream ale macia e aveludada, com o toque levemente ácido da graviola.

Assados

Para os pratos como o tender e o pernil, e outros um pouco mais suaves, como o peru e o chester, a dica é a Wäls Verano. “Ela é uma pale ale com o amargor e as notas de malte típicos, mas que também é particularmente refrescante para o estilo – tanto que seu nome significa 'verão' em espanhol”, ensina a sommelière.

Rabanadas e outras sobremesas

Para frutas variadas, doces com creme e castanhas o agridoce da Colorado Rosália, uma fruit beer com frutas vermelhas, é o acompanhamento ideal. A Rabanada combina com a Leffe blonde, uma blonde ale que tem uma característica de ser mais alcoólica e também tem muito sabores condimentados, remetendo a baunilha. Para as sobremesas com chocolate uma harmonização de sucesso é com Colorado Demoiselle, uma Porter que vai equilibrar bem o amargor da bebida com o doce da comida.

Brinde

Finalmente, para um brinde com a família, troque o champanhe pela cerveja de estilo champenoise. A Wäls Brut, por exemplo, une a tradição do método champenoise de refermentação com a sofisticação em notas cítricas.

Seja qual for a combinação escolhida (Pilsen, Pale Ale, Blond Ale, Cream Ale, Fruit Beer, Porter ou Champenoise), o importante na harmonização natalina é, se divertir! Em cada estilo há opções para todos os bolsos, possibilitando sair da mesmice.

SIGA-NOS NO Google News