Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Sai nova pesquisa sobre o governo Lula

Agência Brasil - 13 de maio de 2004 - 14:54

A Agência Brasil informa que, depois de quatro quedas consecutivas, a avaliação positiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva estabilizou em 34,6%, exatamente o mesmo índice registrado em março. De acordo com a 69ª pesquisa CNT/Sensus, divulgada hoje pela Confederação Nacional dos Transportes, a avaliação pessoal do Presidente da República registrou uma pequena melhora, passando de 59,6%, em março, para 60,2%, em maio.

A avaliação regular subiu de 42,7% para 43,5%, enquanto a negativa (pessoas que consideram a administração ruim ou péssima) passou de 19,4% para 20%. Para os entrevistados, os principais problemas do país continuam sendo o desemprego, com 41,3%, e a violência, com 36,0%.

A pesquisa registrou uma ligeira recuperação no índice de Satisfação do Cidadão (ISC), que fechou o mês de maio em 50,60 pontos, após ter registrado, em março, o nível mais baixo desde a posse de Lula (49,90%). Este índice é obtido de acordo com a satisfação dos entrevistados com o país, com o estado, com o município e com sua situação pessoal. Os números também indicam estabilidade nos quesitos situação social e situação econômica pessoal.

Segundo o presidente da CNT, Clésio Andrade, os índices de popularidade do Presidente da República de 34% positivo e 20% negativo, atingiram o chamado ponto crítico. “O presidente está entre duas situações importantes. De um lado, há uma pequena retomada da economia e da área social, e de outro, há um agravamento muito sério nas questões do desemprego e da violência”.

De acordo com Andrade, se houver uma forte recuperação da economia nos próximos meses, o presidente pode recuperar e melhorar seu patamar de popularidade, mas, se as questões negativas se agravarem, ele pode entrar novamente em um processo de queda como vinha ocorrendo nos últimos meses.

A pesquisa mostra que a sociedade confia e compreende os problemas enfrentados pelo Presidente da República. Na pergunta sobre os sentimentos para com o presidente Lula, prevaleceu a confiança (30,6%) e a compreensão (20,8%), contra 22,5% de decepção e 12,4% de desconfiança.

Clésio Andrade ressaltou que o reajuste do salário-mínimo não afetou o resultado da pesquisa. Para ele, é muito difícil falar que o salário-mínimo afeta a popularidade, pois da mesma forma que existem pessoas interessadas no aumento, uma grande parcela da população não deseja o aumento, porque são empregadores ou têm funcionários dentro de casa.

A Pesquisa CNT/Sensus ouviu 2 mil pessoas entre os dias 7 e 9 de maio, em 195 municípios localizados em 24 estados. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

SIGA-NOS NO Google News