Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

28/10/2004 15:05

Sai edital do livro didático para 2007

Assessoria / MEC

Um código de ética para disciplinar as condições de participação dos autores e titulares de direito autoral é uma das principais inovações do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2007, que fornecerá livros didáticos de língua portuguesa (com alfabetização), matemática, geografia, história e ciências aos alunos das escolas públicas da primeira à quarta série do ensino fundamental.


O edital que regulamenta o processo de avaliação e seleção de obras a serem incluídas no guia de livros didáticos foi publicado hoje, dia 28, no Diário Oficial da União. O documento prevê a criação, pelo Ministério da Educação, de uma comissão especial de julgamento para avaliar os casos de descumprimento das condições de participação estabelecidas. Os titulares de direito autoral das obras selecionadas podem ser punidos com o cancelamento da participação no PNLD de 2007.


De acordo com o edital, é vedado aos participantes oferecer vantagens de qualquer espécie a pessoas envolvidas no processo de escolha dos livros. O uso da senha ou do formulário enviados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) às escolas é exclusivo dos professores e diretores. Portanto, as editoras ou titulares de direito autoral não podem se apropriar dessas informações.


Publicidade – Outra preocupação do Ministério da Educação é a publicidade em torno da escolha dos livros didáticos pelos professores. Assim, ficam proibidas a veiculação de catálogo ou outro material que induza os professores a acharem que se trata do guia de livros didáticos produzido pelo FNDE e a utilização, como forma de divulgação, de livros com conteúdos ou especificações técnicas diferentes dos inscritos.


Também fica proibido o uso de logomarcas oficiais e do Programa Nacional do Livro Didático em publicidade e propaganda. A forma de divulgação dos materiais diretamente nas escolas será regulamentada, posteriormente, por portaria do MEC.


Cadastramento – Também houve avanços no processo de avaliação pedagógica, conforme detalhado no edital e em seus anexos. Outra mudança é a ampliação do prazo entre a publicação do edital e a entrega das obras, que passou de 90 para 131 dias. A primeira etapa do processo é o cadastramento dos detentores dos direitos autorais e a pré-inscrição das obras, de 16 de novembro deste ano a 15 de fevereiro de 2005. O passo seguinte é a entrega da documentação e das obras, de 23 de fevereiro a 7 de março de 2005. Serão aceitas para participar do processo de avaliação e seleção obras didáticas inéditas ou reapresentadas, elaboradas para o processo de ensino-aprendizagem escolar.


Mais informações sobre o processo de seleção e avaliação de obras são encontradas no edital, disponível na página www.fnde.gov.br, e pelo telefone 0800-616161.


Repórter: Maria Clara Guaraldo

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)