Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Sai amanhã lista de produtos de origem animal liberados

Michèlle Canes/ABr - 26 de outubro de 2005 - 21:16

Uma lista de produtos de origem animal que podem ser comercializados sem o risco de transmissão da febre aftosa será publicada amanhã (27) no Diário Oficial da União. A informação é do secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Gabriel Maciel, após reunião hoje (26) com secretários e representantes de 19 estados brasileiros.

O objetivo é ajudar a reduzir as barreiras à venda desses produtos, estabelecidas depois do surgimento de focos da doença em rebanhos de Mato Grosso do Sul. "Os estados devem permitir a entrada dos produtos. Se é uma decisão do ministério, é porque não há risco", disse Maciel, ressalvando que a comercialização continua embargada aos cincos municípios onde apareceram os focos. No caso do estado do Paraná, acrescentou, a comercialização está permitida até que algum caso seja comprovado.

O secretário estadual de Agricultura de Mato Grosso do Sul, Dagoberto Nogueira, negou a existência de novos focos de febre aftosa no município de Eldorado e informou que são 11 as ocorrências neste ano. Sobre a origem do vírus, reiterou que se a doença não for erradicada no Paraguai, o Brasil e a América do Sul não estarão livres da contaminação. "Não temos que acusar nem brigar com o Paraguai. O caminho é trazer o país para o nosso lado e vacinar", disse. Os prejuízos no estado já chegam a R$ 14 milhões

SIGA-NOS NO Google News