Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Sai a lista dos seis advogados; um vai ser desembargador

Marco Eusébio, da assessoria da OAB/MS - 27 de outubro de 2007 - 20:05

Campo Grande – Os advogados Ricardo Trad, Ernesto Borges, Antônio Cezar Lacerda Alves, Sérgio Fernandes Martins, Nery Sá e Silva de Azambuja e Wilson Pereira Rodrigues integram a lista sêxtupla que a Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso do Sul (OAB/MS) vai entregar nesta segunda-feira (29) ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul para preenchimento da vaga de desembargador destinada à advocacia, através do chamado Quinto Constitucional, que está aberta desde agosto com a aposentadoria do desembargador Carlos Stephanini. O Pleno do TJMS vai analisar os seis nomes e escolher três que serão apresentados ao governador André Puccinelli que definirá, enfim, o novo desembargador.

“O pleito foi exitoso”, declarou o presidente da OAB/MS, Fábio Trad, ao término da sessão. “Pela primeira vez prevaleceu a vontade soberana da maioria do colegiado”, comemorou. “E, para aqueles que insinuaram maldosamente que haveria lista pré-determinada, a resposta do Conselho é suficiente para calar a maledicência”, acrescentou Fábio Trad, frisando: “Um ex-candidato opositor à nossa chapa Você na OAB conseguiu votos para integrar a lista sêxtupla”. O advogado a que se referiu é Nery Sá e Silva de Azambuja.

Sessão democrática – Pela primeira vez na história da OAB/MS a escolha da lista para Quinto Constitucional foi feita em eleição democrática e aberta ao público em sessão extraordinária do Conselho Seccional da Ordem que durou doze horas, incluindo intervalo para almoço, neste sábado.

A sessão começou às 8 horas com o julgamento de seis recursos de candidatos cujas inscrições haviam sido impugnadas. Dois foram deferidos, os dos advogados André Luiz Maluf Araújo e Rafael Coldibeli Francisco. Com eles passou de 17 para 19 os advogados com inscrições aceitas pela Ordem submetidos ao processo de eleição do Conselho.

Os outros 17 previamente deferidos eram Albino Romero, Antônio Cézar Lacerda Alves, Atílio Magrini Neto, Edson Macari, Ernesto Borges Neto, Jôni Vieira Coutinho, José Goulart Quirino, José Wanderley Bezerra Alves, Júlio César Souza Rodrigues, Luiz Tadeu Barbosa Silva, Nery Sá e Silva de Azambuja, Nilton César Antunes da Costa, Paulo César Pereira da Silva, Raimundo Girelli, Ricardo Trad, Sérgio Fernandes Martins e Wilson Pereira Rodrigues.

Cada um desses 19 candidatos habilitados foram submetidos a uma sabatina e votação pelo Conselho. Na primeira votação, só três candidatos conseguiram atingir o coeficiente mínimo de 50% mais um voto dos 31 conselheiros (16 votos): os advogados Ricardo Trad, com 25 votos, Ernesto Borges, com 21, e Antônio Cezar Lacerda Alves, com 17.

Realizou-se então uma segunda votação onde dois outros advogados conquistaram no voto o direito de integrar a lista: Sérgio Fernandes Martins, com 17 votos, e Nery Sá e Silva de Azambuja, com 16. E na terceira votação, cujo resultado acaba de ser anunciado pela mesa diretora da sessão do Conselho, foi escolhido o advogado Wilson Pereira Rodrigues.


SIGA-NOS NO Google News