Cassilândia, Quarta-feira, 29 de Março de 2017

Últimas Notícias

22/10/2004 14:09

Safra dos EUA baixa preços no Brasil

Famasul Noticías

Mais de 84 milhões de toneladas de soja, 294 milhões de toneladas de milho e 58 milhões de toneladas de trigo devem jorrar das fronteiras norte-americanas mundo afora no próximo ano. Puxando, a reboque, os preços dos grãos para baixo.

A previsão é do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês), e consta do último relatório de produção de grãos, divulgado este mês. Os recordes somam-se ainda à probabilidade de safras cheias também no Brasil e na Argentina.

É a lei da oferta e da procura, que não assusta mais produtores e traders. Mas devem se preparar para um ciclo de preços mais baixos.

- Para a soja, a produção prevista significa o fim de um ciclo de alta - sentencia Anderson Galvão, diretor da consultoria Céleres.

A fase de baixa, diz, deve perdurar por dois ou três anos, assim como a alta vivida entre 2001 e 2003.

O produtor tradicional tem de "segurar seus custos" e estreitar a margem de rentabilidade, diz Getúlio Pernambuco, chefe do departamento econômico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), porque precisa praticar as cotações internacionais. Sérgio Mendes, diretor-executivo da Associação Nacional de Exportadores de Cereais (Anec), observa que isso não é problema para os norte-americanos, cuja produção é apoiada por subsídios.

- Se o preço hoje é de US$ 5,14 por bushel, receberão US$ 5,80 de qualquer jeito - lembra Antônio Sartori, da corretora Brasoja.

Mas o brasileiro tem de dançar conforme a música, o que fica mais complicado em um ano em que os custos de produção subiram até 30%. O diretor-executivo da Anec acredita que os volumes negociados com o Exterior não sofrerão redução. Irmfried Schmiedt, gerente da Cooperativa Tritícola do Alto Jacuí, está confiante nisso porque "China e Índia continuam consumindo muito".

Autor:
CNA/Zero Hora - RS

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 29 de Março de 2017
Terça, 28 de Março de 2017
21:41
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)