Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Russos descartam cota adicional para carnes

Famasul - 19 de julho de 2004 - 14:12

A Rússia voltou a indicar, na quinta-feira, que não vai dar ao Brasil cota adicional para as exportações de carnes (bovina, frango e suína) ao mercado russo. O vice-ministro de comércio, Maxim Medvedkov, principal negociador para a entrada de Moscou na Organização Mundial de Comércio (OMC), sugeriu em entrevista que o Brasil deveria negociar não com Moscou e sim os Estados Unidos e União Européia, que obtiveram a maior parte das cotas para exportar ao mercado russo.


Ele argumentou que a distribuição das cotas foi feita com base "estrita" nas regras da OMC e não pode fazer nada para atender ao Brasil, que se sente prejudicado. Disse que "tenta explicar isso" há um ano ao Brasil, e comparou as negociações entre os dois países a "um jogo de pingue-pongue" com som estridente da "balalaika", tradicional instrumento musical russo.


O Brasil já começou a endurecer com os russos, incluindo outras demandas de concessões para apoiar a entrada de Moscou na OMC, o que deve ser discutido na semana que vem em Genebra. Mas o problema principal continua sem solução à vista. A Rússia atribuiu 4/5 das cotas de importação de carnes para americanos e europeus, ficando sem espaço para satisfazer os outros exportadores.

SIGA-NOS NO Google News