Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Russos chegam hoje em Eldorado para verificar rebanho

Fernanda Mathias/Campo Grande News - 07 de agosto de 2006 - 09:48

Está prevista para ocorrer esta manhã a chegada da missão russa em Eldorado, município na região de fronteira e a 435 quilômetros de Campo Grande. Eles vão verificar as medidas adotadas para controle da febre aftosa, confirmada em outubro em Eldorado, Japorã e Mundo Novo.

De acordo com o superintendente federal de Agricultura, José Antônio Felício, os russos devem desembarcar no aeroporto de Guaira (PR) ou dentro da fazenda Macuco, em Eldorado mesmo. Os russos ficam no Estado até amanhã. Eles técnicos deverão verificar o trabalho executado para sacrifício, desinfecção e vazio sanitário, após os focos. A Rússia é um grande comprador de suínos. O mercado espera que o País retire o embargo pelo menos de Santa Catarina, o maior exportador nacional, aliviando a pressão do mercado interno e dando condições à recuperação dos preços. Uma eventual visita a Santa Catarina depende de Moscou.

Os russos chegaram na segunda-feira passada no Brasil e participaram de uma reunião inicial no Mapa, em Brasília. Após Mato Grosso do Sul eles missão estará no Mato Grosso e visitando o Lanagro de Pernambuco. A última parada é o Panaftosa, no Rio de Janeiro. Também será no Rio, no dia 14 de agosto, a reunião final dos russo com técnicos do Mapa, em que devem expor o que verificaram durante as visitas.

Em julho uma missão de europeus esteve no Brasil e visitou Mato Grosso do Sul. É esperado relatório apontando eventuais inconformidade encontradas, caso existam. Neste caso não há perspectivas de retirada do embargo, imposto a Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo, desde o fim do ano passado.

SIGA-NOS NO Google News