Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Rússia volta a comprar carne bovina de MS; só industrial

14 de dezembro de 2006 - 06:31

Produção de carne bovina industrializada em MS é irrisória

O retorno da Rússia como mercado consumidor da carne bovina sul-mato-grossense não foi vista com tanta alegria pelos produtores rurais do Estado. A explicação está na quantidade de carne industrializada produzida em Mato Grosso do Sul.

“É claro que o reinício das comercializações, mas a representatividade do comércio de carne bovina industrializada para os outros países é irrisório”, comenta o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL), Ademar Silva Júnior.

Em 2005, o Estado comercializou 264 toneladas de produto industrializado, enquanto que nesse mesmo período a exportação de carne in natura era de 111,7 mil toneladas. De janeiro a outubro de 2006, o comércio internacional de carnes industrializadas de Mato Grosso do Sul foi apenas de 147,4 toneladas, rendendo US$ 216! ,67 mil para o Estado.

O veto da Rússia para o produto foi derrubado no último dia 12. A Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) divulgou nota confirmando a suspensão do embargo russo aos produtos brasileiros termicamente processados incluindo Mato Grosso do Sul e o Paraná.


Autor: Fabiane Sato

SIGA-NOS NO Google News