Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Rússia suspende embargo à importação de carne bovina

Edla Lula/ABr - 29 de novembro de 2005 - 04:01

A Rússia suspendeu ontem (28) o embargo à importação de carne bovina e suína do Acre, Amapá, Maranhão, Rondônia, Roraima e Tocantins. Em setembro do ano passado, o país havia aplicado restrições temporárias às importações de carnes bovina e suína originárias do Pará, Amazonas e de estados vizinhos, por causa do foco de febre aftosa no município amazonense de Careiro do Várzea.

O acordo assinado entre o Brasil e a Rússia previa que no prazo de um ano, caso fosse afastado o perigo de novos focos, a importação de carne dos estados vizinhos seria desembargada. E no prazo de dois anos, a dos estados afetados. Amazonas e Pará, portanto, só terão as restrições suspensas no ano que vem.

O comunicado que o Serviço Federal de Supervisão Veterinária e Fitossanitária da Rússia enviou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento informa que os embarques só poderão ser efetuados de estabelecimentos habilitados a exportar carnes bovina e suína. Essa imposição só beneficia os estados de Tocantins e Rondônia, que tiveram os seus frigoríficos habilitados na semana passada.

Na carta, o governo afirma que "considerando a situação segura nos Estados do Pará e Amazonas em relação à febre aftosa nos últimos 12 meses, serão revogadas, a partir de 28 de novembro, as restrições temporárias às importações de carnes bovina e suína procedentes dos estados vizinhos – Acre, Rondônia, Tocantins, Maranhão, Amapá e Roraima".

De acordo com o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Gabriel Alves Maciel, o fim do embargo pode significar um incremento de até 20% nas exportações de carne suína e bovina. O Brasil ocupa o primeiro lugar na importação russa desse tipo de carne e o primeiro na importação de frango. De janeiro e outubro deste ano, as exportações de carne para a Rússia chegaram a US$ 1,4 bilhão.

"O mais importante, no momento é termos conseguido o desembargo", afirmou o secretário. "O processo de negociação é lento e envolve muita diplomacia, com a vinda de diversas missões ao país para habilitar os frigoríficos", acrescentou, ao explicar que não é possível prever quando os outros estados poderão embarcar suas carnes. Maciel ressaltou ainda que o Brasil possui 253 frigoríficos já habilitados pela Rússia.

Na próxima semana, uma missão chefiada pelo secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Luís Carlos Guedes Pinto, negociará o fim do embargo à carne do Mato Grosso do Sul e do Paraná.

SIGA-NOS NO Google News