Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

10/04/2008 19:34

Rússia oficializa compra de carne in natura de MS

Humberto Marques/Campo Grande News

O Serviço Veterinário e Fitossanitário da Rússia confirmou hoje ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento a liberação para que 40 estabelecimentos pecuários voltem a exportar carne bovina in natura. Do total de unidades exportadoras, dez estão em Mato Grosso do Sul.

Conforme a assessoria do Mapa, também poderão voltar a exportar carne bovina estabelecimentos do Paraná, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Tocantins, Rondônia e Santa Catarina. O Brasil tem ao todo 158 estabelecimentos habilitados para exportar carnes – bovina, suína e de aves – para a Rússia.

A liberação é resultado das visitas realizadas por uma missão russa ao Brasil entre 12 e 23 de fevereiro, quando foram visitados 45 estabelecimentos em dez Estados. Cinco empresas ainda estão sendo avaliadas e também podem ter a autorização expedida.

Ainda em fevereiro, Sergey Dankvert, chefe do Serviço Veterinário e Fitossanitário russo, inspecionou o Serviço de Vigilância Agropecuário Internacional do porto de Santos, onde pôde conhecer o sistema de controle de entrada e saída de contâiners, elogiando o controle de segurança do Mapa.

Retrospecto – A Rússia é o maior comprador individual de carne do Brasil, com um volume equivalente a 27 países da União Européia (952 mil toneladas em 2007). Em volume, os russos respondem por 16,29% das exportações brasileiras de carne, chegando a 28,8% do total de carne bovina no volume exportado e a 22,6% na arrecadação em dólares. A carne bovina foi responsável pelo embarque de 461,9 mil toneladas, no ano passado, seguida da carne suína com 278,6 mil toneladas. Em valores, a carne bovina atingiu US$ 1 bilhão e a suína US$ 667,4 mil, segundo a assessoria do Mapa.

A liberação das exportações havia sido anunciada na semana passada, porém, sua confirmação ocorreu apenas hoje. Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul, Ademar da Silva Junior, a retomada das exportações junto aos russos é um feito “fantástico”, por representar “mais um grande mercado que acredita no trabalho sanitário de Mato Grosso do Sul”.

Silva Junior atribui o resultado ao trabalho realizado em parceria entre produtores rurais, Secretaria de Estado de Produção e Turismo e a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal. E que deve servir de base para o outro pleito dos produtores locais: a liberação de exportações junto a União Européia. “É nosso pedido definitivo. A liberação na Rússia ajuda junto a União Européia, que, acredito, deve recuperar a permissão ainda neste semestre”, finalizou.



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)