Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Rússia oficializa compra de carne in natura de MS

Humberto Marques/Campo Grande News - 10 de abril de 2008 - 19:34

O Serviço Veterinário e Fitossanitário da Rússia confirmou hoje ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento a liberação para que 40 estabelecimentos pecuários voltem a exportar carne bovina in natura. Do total de unidades exportadoras, dez estão em Mato Grosso do Sul.

Conforme a assessoria do Mapa, também poderão voltar a exportar carne bovina estabelecimentos do Paraná, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Tocantins, Rondônia e Santa Catarina. O Brasil tem ao todo 158 estabelecimentos habilitados para exportar carnes – bovina, suína e de aves – para a Rússia.

A liberação é resultado das visitas realizadas por uma missão russa ao Brasil entre 12 e 23 de fevereiro, quando foram visitados 45 estabelecimentos em dez Estados. Cinco empresas ainda estão sendo avaliadas e também podem ter a autorização expedida.

Ainda em fevereiro, Sergey Dankvert, chefe do Serviço Veterinário e Fitossanitário russo, inspecionou o Serviço de Vigilância Agropecuário Internacional do porto de Santos, onde pôde conhecer o sistema de controle de entrada e saída de contâiners, elogiando o controle de segurança do Mapa.

Retrospecto – A Rússia é o maior comprador individual de carne do Brasil, com um volume equivalente a 27 países da União Européia (952 mil toneladas em 2007). Em volume, os russos respondem por 16,29% das exportações brasileiras de carne, chegando a 28,8% do total de carne bovina no volume exportado e a 22,6% na arrecadação em dólares. A carne bovina foi responsável pelo embarque de 461,9 mil toneladas, no ano passado, seguida da carne suína com 278,6 mil toneladas. Em valores, a carne bovina atingiu US$ 1 bilhão e a suína US$ 667,4 mil, segundo a assessoria do Mapa.

A liberação das exportações havia sido anunciada na semana passada, porém, sua confirmação ocorreu apenas hoje. Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul, Ademar da Silva Junior, a retomada das exportações junto aos russos é um feito “fantástico”, por representar “mais um grande mercado que acredita no trabalho sanitário de Mato Grosso do Sul”.

Silva Junior atribui o resultado ao trabalho realizado em parceria entre produtores rurais, Secretaria de Estado de Produção e Turismo e a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal. E que deve servir de base para o outro pleito dos produtores locais: a liberação de exportações junto a União Européia. “É nosso pedido definitivo. A liberação na Rússia ajuda junto a União Européia, que, acredito, deve recuperar a permissão ainda neste semestre”, finalizou.



SIGA-NOS NO Google News