Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 17 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Rússia mantém embargo à carne brasileira

Famasul Notícias - 23 de novembro de 2004 - 13:24

Fracassou ontem a tentativa do governo brasileiro de retomar as exportações de carne para a Rússia, suspensas desde setembro. "Ainda não deu", lamentou o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, após participar de um almoço que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ofereceu ao presidente russo, Vladimir Putin, em visita oficial ao País. Por outro lado, o Brasil não disse nem sim nem não à pressão que Putin fez em favor dos caças Sukhoi, que concorrem na licitação internacional promovida pela Força Aérea Brasileira.

Sem desfecho para os dois temas principais da agenda bilateral dos presidentes, a visita de Putin se concentrou em acordos na área tecnológica e na visita a pontos turísticos do Rio de Janeiro.

Ainda assim, Putin obteve apoio brasileiro a seu ingresso na Organização Mundial do Comércio (OMC), uma das principais pretensões russas. "O ingresso da Rússia na OMC, que conta com o pleno endosso do Brasil, também nos ajudará a forjar um sistema internacional de comércio mais equitativo, menos assimétrico, que seja uma verdadeira alavanca para o desenvolvimento", disse Lula.

Carne

Segundo Rodrigues, os russos ainda não suspenderam o embargo à carne brasileira porque os técnicos que estão verificando as condições de produção no País não acabaram seu trabalho. Eles deverão visitar o Rio de Janeiro e o Amazonas, onde surgiu o foco que provocou a suspensão das exportações. O ministro acredita que terá uma resposta na próxima semana.

Na conversa de mais de uma hora entre os dois presidentes, Lula levou Putin da sala de reunião para o seu gabinete, para lhe mostrar um mapa do Brasil, apontando para o Norte: "aqui foi onde ocorreram os casos de aftosa". E para o Sul: "daqui sai a carne exportada para a Rússia".

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, afirmou que o governo, de fato, não esperava um desfecho para ontem. "Isso não é uma rodada de negócios. É um encontro político em que também se fazem negócios", disse.



Autor:
O Estado de S.Paulo (por Lu Aiko Otta), adaptado por Equipe BeefPoint

SIGA-NOS NO Google News