Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Rússia comunica fim de veto às aves de MS

Fernanda Mathias / Campo Grande News - 07 de abril de 2006 - 13:48

O vice-diretor do Serviço Federal de Supervisão Veterinária e Fitossanitária da Rússia, Evgueni Nepoklonov comunicou ao secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Gabriel Alves Maciel que em breve o Mato Grosso do Sul e o Paraná poderão retomar em breve as exportações de carne de aves para aquele País. As compras foram suspensas em outubro por conta dos focos de febre aftosa.

Conforme informações do Mapa (Ministério da Agricultura,Abastecimento e Pecuária), na correspondência, a Rússia informa que concorda em excluir do certificado veterinário para carne de aves as garantias relativas a enfermidades que afetam outras espécies animais como a peste suína africana e a febre aftosa.

Também está a aberta a possibilidade para outras adequações no certificado. Ontem técnicos do Departamento de Saúde Animal do Mapa se reuniram para definir a proposta de certificação brasileira. Segundo o diretor do DSA, Jorge Caetano Júnior, o documento deve ficar pronto hoje e será encaminhado para análise das autoridades russas.

Com a aprovação do novo certificado, Paraná e Mato Grosso do Sul estarão aptos a retomar o comércio de carne de frango com os russos. No ano passado o Mato Grosso do Sul exportou mais de 4,8 milhões de quilos de carne de frango in natura para a federação russa, faturando mais de US$ 6,3 milhões e o Paraná 102,2 milhões de quilos, correspondente a uma receita de US$ 184,8 milhões.

A crise no setor aviário, que foi intensificada com a redução das compras internacionais por conta da gripe aviária, traz grandes prejuízos à economia do Estado. A Avipal por exemplo foi obrigada a dar férias coletivas aos funcionários. A oferta no mercado interno teve um boom e os preços do frango caíram de 60% a 70% acirrando a concorrência com a carne bovina e agravando a crise da pecuária. O mesmo ocorre com a suinocultura.

SIGA-NOS NO Google News