Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: rotina de escritório x qualidade de vida

Mundo Fitness

Gazeta Esportiva - 14 de julho de 2021 - 11:00

Mundo Fitness: rotina de escritório x qualidade de vida

A estressante rotina de quem passa boa parte do dia trabalhando em escritório, atrás de um computador, pode gerar impactos negativos diretos na saúde. Uma pesquisa realizada pela USP em parceria com a Universidade de Pelotas (UFPEL) revelou que até 4% das mortes no mundo poderiam ser evitadas ao reduzir em três horas por dia o tempo que permanecemos sentados.

Entre os perigos relacionados ao fato de se passar boa parte do dia sentado estão a obesidade, problemas cardiovasculares, problemas de coluna e de mobilidade e até mesmo risco maior de câncer.

Para transformar a rotina e trazer mais saúde de quem normalmente passa entre oito e dez horas no ambiente de escritório e precisa do computador para trabalhar, há algumas alternativas bem interessantes.

Do lado da empresa, uma boa opção é adaptar o mobiliário. Hoje, já existem mesas com altura regulável, que permitem ao funcionário até mesmo trabalhar de pé, sem prejudicar sua postura. Algumas empresas também estão reduzindo seus espaços formais, criando salas de relaxamento e descompressão e até salas sem cadeiras, para a realização de breves reuniões em pé. Outra opção é fazer essas reuniões em forma de caminhada, nas proximidades do escritório, tornando o momento ainda mais agradável.

Outras atividades também podem ser inseridas no ambiente corporativo. De olho na saúde do funcionário e até no aumento de sua produtividade, algumas empresas antenadas inseriram a ginástica laboral na rotina do escritório e, muitas incentivam a criação de grupos de corrida, que ajudam a integrar equipes e, claro, motivam a prática de atividade física contra o sedentarismo.

Algumas empresas modernas até colocam a atividade física como parte das atividades laborais dos seus funcionários. Utilizam o indicador de regularidade no exercício como fator de promoção, bonificação e motivação de seu funcionário, porque sabe que o retorno econômico de um trabalhador ativo é significativamente maior do que de um sedentário.

Do lado do empregado, também há o quer ser feito contra o sedentarismo. Trocar o elevador pela escada, mesmo que seja inicialmente por poucos andares, descer um ponto ou uma estação antes e terminar o percurso ao trabalho ou ao lar uma ou duas vezes na semana e até substituir a garrafa de água na mesa por um copo, para que se levante ao menos a cada uma hora são tarefas de fácil inserção na rotina e que trazem benefícios diretos à saúde.

Aos que trabalham em casa, no sistema de home office, também é importante seguir as orientações. O fato de estar em casa as vezes faz com que o trabalhador fique ainda mais sedentário. É preciso se regrar para inserir atividades de movimento mesmo durante o expediente. A saúde agradece!

Cristiano Parente - Professor e Coach de educação física, eleito em 2014 o melhor personal trainer do mundo em concurso internacional promovido pela Life Fitness. É CEO da Koatch Academia e do World Top Trainers Certification, primeira certificação mundial para a atividade de educador físico.

SIGA-NOS NO Google News