Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Rotavírus: Doença atinge tanto crianças quanto adultos

Agência do Rádio - 07 de outubro de 2008 - 08:15

Você sabe o que é rotavírus? Não? Ele é um vírus que contamina, principalmente, crianças com até cinco anos, mas também pode infectar adultos, atacando o aparelho digestivo. A doença é mais perigosa se atinge crianças menores de dois anos. O rotavírus é transmitido pela água ou alimentos, por contato com as pessoas e objetos contaminados e, principalmente, pela via respiratória, ou seja, da mesma forma que a gripe. Em caso de infecção, a pessoa pode ter sintomas leves, como uma diarréia por pouco tempo, ou, quando o caso é grave, a pessoa fica muito desidratada, com febre, cólicas e vômitos. Sintomas respiratórios como congestão nasal, coriza, dor de garganta e tosse seca são bem comuns durante a doença, que dura em média sete dias. O pediatra Renato Cavalcante diz qual é o maior perigo do rotavírus.

"O principal perigo do rotavírus, e o principal sintoma que é a diarréia, pode vir a causar uma desidratação. Então, o principal medicamento é o soro reidratante oral. Então, a gente faz o soro para evitar que esse paciente possa desidratar e necessitar de uma hospitalização, que para a criança e para a família seria, digamos assim, um desgaste maior."

Os casos de rotavírus aparecem em crianças muito pequenas, por isso, o pediatra Renato Cavalcanti orienta os pais a procurarem atendimento médico.

Reportagem, Cynthia Ribeiro

SIGA-NOS NO Google News