Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Rotavírus: Diarréia é principal sintoma da doença

Agência do Rádio - 08 de junho de 2006 - 08:38

O rotavírus é um dos principais causadores de diarréias em crianças com menos de cinco anos de idade. Para combater a doença, o Ministério da Saúde está vacinando, desde março, as crianças com menos de seis meses de idade. A responsável pela referência técnica das Doenças de Transmissão Hídrico e Alimentar, da Secretaria de Saúde de Minas Gerais, Tânia Arruda Brant, cita os principais sintomas do rotavírus.

"O principal sintoma da doença é diarréia. Diarréia profunda, em grande quantidade. Vai acontecer mais nessa faixa etária, de seis meses até menores de dois anos de idade. A diarréia é uma doença autolimitada, o que quer dizer isso? Que a criança vai começar com a diarréia e sem nenhum tratamento. Só com a hidratação essa diarréia vai ser curada. O que leva à ótito são esses casos estarem associados à outras doenças, principalmente a diarréia associada à desnutrição e daí que a gente tem falado que a incidência de óbitos é maior nos países em desenvolvimento ou menos desenvolvidos."

O rotavírus é responsável por cerca de 30% das diarréias graves em crianças de até cinco anos de idade. Por isso, é importante que todos os pais ou responsáveis levem os pequenos brasileirinhos para tomar a vacina, que já faz parte do calendário básico de vacinação. A proteção é voltada às crianças com menos de seis meses de idade.

De Brasília, Kelly Beltrão

SIGA-NOS NO Google News