Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Rotavírus: Crianças de 2 e 4 meses devem ser vacinadas

07 de março de 2006 - 10:29

Cerca de três milhões de crianças devem ser imunizadas a partir deste ano contra o rotavírus no Brasil. O rotavírus tem sido responsável pela morte de milhares de crianças no mundo. A doença é transmitida por vírus e causa diarréia grave, principalmente em crianças menores de cinco anos. Crianças prematuras, de baixo nível sócio-econômico ou com deficiência imunológica estão sujeitas à manifestação da doença de maior gravidade. O rotavírus pode ser transmitido pela água e por alimentos contaminados. A doença é eliminada em grande quantidade pelas fezes do doente e a transmissão ocorre pela via fecal-oral ou secreções respiratórias. A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Luiza de Marilac informa qual é a idade certa para a criança ser imunizada contra a doença.

"As idades recomendadas são em duas doses. A primeira dose aos dois meses de idade e a segunda dose aos quatro meses de idade. Observando que a primeira dose ela pode ser desde um mês e quinze dias, até três meses e uma semana. E, por sua vez, a segunda dose pode ser iniciada desde três meses e sete dias, ou seja, três meses e uma semana, até cinco meses e quinze dias."

Os sintomas do rotavírus são diarréia de três a oito dias, vômitos, febre alta e com freqüência, além de dores abdominais. Uma das complicações da doença é a desidratação grave. Caso não seja tratada a tempo e de forma adequada pode ser fatal.

De Brasília, Silaine Bohry

SIGA-NOS NO Google News