Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Rotary será parceiro em ações de alfabetização

ACS - MEC - 10 de fevereiro de 2005 - 16:45

O ministro da Educação, Tarso Genro, e o representante do Rotary International no Brasil, Luiz Coelho de Oliveira, assinam hoje, dia 10, às 17h30, na Sala de Cristal do Ministério da Educação, em Brasília, protocolo de cooperação e implementação de ações do programa Brasil Alfabetizado. O trabalho será realizado em cidades nas quais o Rotary e o Brasil Alfabetizado atuam.

De acordo com o protocolo, caberá ao Rotary fornecer livros, merenda, kits básicos e óculos. “A distribuição de óculos deve ser o primeiro dos eixos a ser implementado, por ser uma área em que temos larga experiência”, afirmou Themistocles Pinho, coordenador da Força-Tarefa de Alfabetização e Educação do Rotary International no Brasil. A cooperação deve ser iniciada em 30 dias.

O diretor de educação de jovens e adultos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), Timothy Ireland, avalia como muito importante a parceria com o Rotary, principalmente na distribuição dos óculos. “Um dos grandes obstáculos da alfabetização de jovens e adultos é administrar os problemas oftalmológicos dos alunos”, afirmou Ireland. “Os problemas de vista geram dificuldades de aprendizagem, desinteresse e evasão.”

Segundo Themistocles, as ações em benefício dos alfabetizandos serão resultado de doações de terceiros, não necessariamente com recursos do Rotary. “Há muita gente com disposição para ajudar, e nós vamos nos mobilizar para recolher essa ajuda”, disse. Óticas, distribuidores de merenda escolar e outros possíveis parceiros serão procurados pelos rotarianos.

O Rotary International é uma associação de prestação de serviços humanitários que trabalha com mobilização e voluntariado. No Brasil, há 2,5 mil clubes da associação, que reúnem 52 mil rotarianos.

Repórter: Iara Bentes

SIGA-NOS NO Google News