Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Rotary promove Campanha Multi-Diagnóstico

Rose Campos - 26 de novembro de 2003 - 07:24

No próximo dia 30 de novembro o Rotary Club São Paulo-Anchieta estará realizando a terceira edição da Campanha Multi-Diagnóstico, que tem como finalidade beneficiar a comunidade mais carente, com a realização de exames para diagnosticar a hipertensão, diabetes, colesterol, triglicérides, lesão bucal e perda auditiva. Segundo Marise Fernandes Audi, médica responsável pela campanha, esses exames foram escolhidos devido aos mesmos serem males silenciosos que, quando chegam a se manifestar, que pode ser de diversas formas, a doença, em geral, já se encontra instalada. Desse modo, para o presidente do Rotary Anchieta, Jairo Ferreira Campos, a atitude da entidade em privilegiar a comunidade carente com esses diagnósticos é devido, a se ter ciência, que essa comunidade não dispõe de recursos para a realização de um check-up periódico, ou seja, prevenção de doenças, "assim como é feito com o câncer de mama e de próstata, onde, nós, aqui, não podemos realizar o exame, mas sempre orientamos as mulheres e aos homens, da importância da realização desses exames preventivos", acrescenta o presidente.
A grande novidade desta edição, entretanto, é a triagem de freqüência auditiva e de voz realizada numa cabine acústica, que tem como finalidade orientar os participantes sobre o uso adequado da voz e à manifestação de possíveis doenças (inclusive o câncer).
Propensão à doença

"O exame de Diabetes é geralmente feito de forma tardia, devido à ausência de sintomas característicos, o que permite a evolução da doença por sete a dez anos sem ser diagnosticada, daí a importância de campanhas como esta" ressalta a Marise, explicando que "fazem parte do grupo de risco pessoas que apresentam características ligadas ao excesso de peso, stress, hipertensos, acima dos 40 anos, parentes próximos diabéticos, hiperglicêmicos, mães de fetos maiores de 4kg e mulheres que tiveram diabetes na gestação, sendo os principais sintomas urinar muitas vezes e em grande quantidade, sentir sede e fome exagerada, perda de peso ou obesidade, cansaço, cicatrização difícil, furúnculos constantes e impotência sexual".


Vilões do Diabetes

Além do diagnóstico precoce de doenças, a III Campanha Multi-Diagnóstico assume um caráter educativo com a distribuição de cartilha ensinando a viver de forma mais saudável, especialmente no que se refere aos hábitos alimentares. Recomenda-se reduzir a quantidade de gordura animal, que por sua vez diminui a pressão, colesterol e triglicérides; consumir leite desnatado, queijos brancos; evitar consumo de carnes vermelhas, gordura animal, embutidos como lingüiças, salsichas, hamburger, alimentos muito gordurosos, principalmente as gorduras saturadas (gordura vegetal hidrogenada). Frituras, fumo e bebidas alcoólicas agravam tanto a pressão, quanto colesterol e triglicédides. Outra recomendação importante é a prática regular de exercícios físicos.
Durante a III Campanha Multi-Diagnóstico serão realizados também exames de Hipertensão, Colesterol, Triglicérides, Lesão Bucal e Perda Auditiva, e a equipe médica contará ainda com apoio de uma ambulância para casos de emergência no local, assim como para encaminhar o paciente a um hospital mais próximo caso seja necessário.

Recebendo Atendimento e Atenção

Durante a Campanha serão utilizados 1.500 Kits de exames de Diabetes, 1.000 para exames de Colesterol e 250 para Triglicérides, além de material para a realização de 250 exames bucal e 250 de triagens auditivas
O público participante da III Campanha Multi-Diagnóstico passará por uma grande triagem médica, que se inicia pelo preenchimento de uma ficha de inscrição e avaliação, passando pela pesagem e medição da pressão arterial. Caso haja necessidade de uma investigação mais completa sobre algum diagnóstico, a equipe coordenada pela neurocirurgiã Marise Fernandes Audi, emitirá um laudo sobre o paciente encaminhando-o ao hospital ou posto de saúde mais próximo

As Parcerias que Fazem Acontecer

A III Campanha resulta de um pool de empresas que cederam equipamentos, material humano e verbas, como a Cirucam Equipamentos Crirugicos; Universidade Paulista-Unip; Laboratórios Roche; RCISystem Comunicação Integrada; Laboratório Lavoisier; Centro Universitário São Camilo; Conselho Regional de Fonoaudiologia de São Paulo; Spina Pinheiro Advogados Associados e o Colégio Virgem Poderosa.

III Campanha Multi-Diagnóstico
Local: Colégio Virgem Poderosa, Rua Prof. Vilalva Jr.150
Moinho Velho, prox.Santuário São Vicente
Data: 30 de Novembro 2003
Horário: 08h00 às 12h30
Entrada Franca
Realização Rotary Club São Paulo Anchieta

SIGA-NOS NO Google News