Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Rotarianos se mobilizam no dia mundial contra a paralisia

Márcio Medeiros - 20 de outubro de 2016 - 14:19

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Rotarianos de todo o Mundo estão se mobilizando, de alguma maneira, para destacar o Dia Mundial contra a paralisia infantil, no próximo dia 24 de outubro, quando diversas atividades vão ressaltar o progresso histórico alcançado na erradicação global da pólio. "Servirá para incentivar a comunidade a apoiar os esforços para acabar com a paralisia infantil de uma vez por todas no Mundo", disse o Diretor do Rotary International no Brasil, o empresário José Ubiracy Silva, associado do Rotary Club do Recife, no Distrito 4500 do Rotary International. "O rotariano é criativo e realizará milhares de eventos em todo o mundo no Dia Mundial de Combate à Pólio, dia 24 de outubro", anunciou o dirigente brasileiro.

A proposta é de que os mais de 35 mil clubes rotários espalhados em 219 países, reunindo mais de 1,2 milhão de rotarianos, celebrem o Dia Mundial de Combate à Pólio com um evento que visa aumentar: a conscientização, apoio financeiro e engajamento do público com relação à luta contra a paralisia infantil, uma doença que, apesar de poder ser evitada, ainda ameaça crianças em partes do mundo. "Hoje somente três países no mundo ainda não estão livres desta doença", falou José Ubiracy Silva ao apontar o Paquistão, Afeganistão e a Índia, como os países que requerem maiores cuidados. "Estamos próximos para erradicação, mas está cada vez mais difícil e a necessidade de mais investimento", disse em tom de preocupação.

Desde que o Rotary International e os parceiros lançaram a Iniciativa Global de Erradicação da Pólio, há cerca de 30 anos, a incidência de poliomielite (paralisia infantil) caiu em mais de 99,9%, passando de aproximadamente 350 mil casos por ano para apenas 26, até 19 de setembro de 2016. Segundo os especialistas serão necessários US$1,5 bilhão para sustentar este progresso e proteger todas as crianças contra a doença. "Sem esses fundos e o apoio dos governos, a paralisia infantil poderá se espalhar novamente em países já considerados livres da doença, colocando em risco todas as crianças do mundo", ressaltou José Ubiracy Silva ao incluir o Brasil nesta ameaça. "Não podemos e não devemos baixar a guarda e muito menos a atenção", disse enfaticamente.

Desde 1985 o Rotary International já contribuiu com mais de US$1,6 bilhão à iniciativa para eliminar a paralisia infantil (pólio), incluindo as contribuições locais e iniciativas de apoio ao Governo Federal, responsável pelas campanhas de vacinação em massa. "Existem diversas formas de contribuição, mas a mais importante é aquela que atraia as crianças para os postos de vacinação", comentou o Diretor do Rotary International que pede a todos os mais de dois mil clubes brasileiros, com aproximadamente 55 mil rotarianos, para que através do site: www.endpolio.org/pt, façam os devidos registros das ações, bem como onde recorrer para conseguir material específico para qualquer tipo de atividade. "O Rotary é uma rede global de voluntários que se dedica a vencer grandes desafios da humanidade", explicou José Ubiracy Silva. "Seja ajudando famílias menos privilegiadas ou lutando para erradicar a pólio no mundo, os rotarianos causam mudanças positivas local e internacionalmente", defendeu. Para mais informações sobre a organização e seus esforços para eliminar a paralisia infantil (pólio), acesse o endereço eletrônico: www.endpolio.org/pt.


Eficaz Comunicação Empresarial Ltda

SIGA-NOS NO Google News