Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Rotarianos celebram o Dia Mundial da Pólio

Márcio Medeiros - 24 de outubro de 2011 - 12:58

Rotarianos do mundo inteiro celebraram no dia 24 de outubro o Dia Mundial da Pólio, mostrando apoio à campanha Elimine a Pólio Agora. Muitos já começaram os preparativos. Rotarianos australianos, por exemplo, estão trabalhando com a Global Poverty Project numa petição para convencer líderes mundiais quanto à necessidade de financiar as atividades da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio. A Global Poverty Project está planejando um concerto Elimine a Pólio Agora para o dia 28 de outubro, para coincidir com a reunião dos chefes de estado de países da Comunidade das Nações em Perth, Austrália. Os rotarianos se associaram ao grupo para fazer lobby entre estes representantes governamentais para que coloquem a erradicação da pólio na agenda de prioridades.

Desde 1985 que a erradicação da pólio tem sido a prioridade número um do Rotary. Graças ao magnífico trabalho dos rotarianos e da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio, “Falta Só Isto” para que o objetivo seja alcançado. Os casos de pólio no mundo caíram mais de 40% nos primeiros oito meses de 2011, comparados ao mesmo período em 2010. A Índia, um dos quatro países onde a poliomielite é endêmica (os demais são: Afeganistão, Nigéria e Paquistão, registrou somente um caso neste período. Até setembro os rotarianos tinham arrecadado US$190 milhões ao Desafio 200 Milhões de Dólares do Rotary para equiparar parte da doação de $355 milhões feita pela Fundação Bill e Melinda Gates.

Segundo o coordenador distrital da Comissão Polio Plus, do Distrito 4510 do Rotary International, o médico Régis Jorge, associado do Rotary Club de Presidente Venceslau, embora o progresso seja muito significativo, ainda restam desafios. “É preciso redobrar os esforços para que o objetivo seja alcançado”, disse o dirigente que foi Governador do Distrito 4510 do Rotary International, Gestão 2008-09. “O Dia Mundial da Pólio é uma excelente oportunidade para clubes e distritos divulgarem a mensagem Elimine a Pólio Agora”, sugeriu o entusiasta que foi um dos campeões do Brasil em captação de recursos específicos para a campanha mundial.

De acordo com o rotariano existem várias formas de manifestação para celebrar o dia como: Criar anúncio próprio da campanha: “Falta Só Isto”, no perfil do Facebook; realizar uma caminhada ou corrida a pé ou de bicicleta, divulgando o acontecimento pela mídia; fazer download da Proclamação do RI pelo Dia Mundial da Pólio, pedindo à prefeitura da cidade que reconheça o dia 24 de outubro como uma data especial; veicular um op-ed no jornal de sua região; usar os recursos Falta Só Isto disponíveis no Rotary Media Center; fazendo doação em apoio à erradicação da doença; começar a planejar iluminações Elimine a Pólio Agora em celebração ao aniversário do Rotary, em 23 de fevereiro. “Ideias não faltam”, disse Régis Jorge ao motivar os clubes neste sentido.

SIGA-NOS NO Google News