Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Rota de MS é investigada por apreensão inédita de cocaína em porto de Santos

Correio do Estado - 16 de fevereiro de 2018 - 08:40

Rota de agricultores de Mato Grosso do Sul que exportam vegetais para Europa, África e Ásia é investigada pela polícia de São Paulo após cerca de 115 quilos de cocaína pura serem apreendidos em alto mar, próximo a um navio cargueiro no Porto de Santos, cidade do litoral sul paulista, na última quarta-feira (14).

Ao Portal Correio do Estado, a Secretaria de Estado da Segurança Pública de São Paulo confirmou a investigação e apontou que um dos carregamentos da droga seria transportado para a Espanha em meio a um contêiner com legumes, como batata e mandioca.

A apreensão de cocaína chamou a atenção de fiscais da Receita Federal e Polícia Federal. Isso porque os traficantes usaram um mergulhador profissional para abastecer os cargueiros, ancorados em uma área de mangue do terminal portuário. O suspeito fugiu antes da chegada das equipes. Navio e a carga foram apreendidos.

É a primeira vez que um profissional do tipo é visto em ações do tráfico internacional. O crime foi descoberto após a guarda marítima do porto estranhar a movimentação de um cargueiro, fora da rota de navegação habitual.

"É uma área de difícil acesso, sendo necessário desembarcar, nadar e mergulhar utilizando técnicas de policiamento náutico para encontrar as bolsas com a droga", informou a Polícia Civil de Santos, em nota.

Há pelo menos duas semanas os policiais investigavam o uso de rotas de exportação do agronegócio pelo tráfico internacional.

A suspeita virou evidência quando pelo menos duas carretas foram apreendidas com drogas na chegada a Santos. Uma delas teve como origem Mato Grosso do Sul, em cidade mantida em sigilo para não atrapalhar a apuração.

A polícia informou que é cedo para apontar se há empresários sul-mato-grossenses envolvidos na operação. Notas fiscais das mercadorias apreendidas seriam analisadas. Os marinheiros e donos dos navios também seriam intimados a prestar depoimento.

SIGA-NOS NO Google News