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29/12/2007 07:59

Rosildo Barcelos: Vem chegando o verão

Vem chegando o verão
Um calor no coração
Essa magia colorida
São coisas da vida

Essa estrofe lembra o hit de Marina Lima com a composição de Renato Rocketh e tem por nome “Uma noite e meia”. Realmente está chegando o verão…sol, praia e mar,passeios e cavalgadas. Para algumas famílias começa agora a temporada de viagens. É difícil admitir, mas a única coisa que temos certeza é que muitas delas não voltarão para casa, ou voltarão tolhidas da alegria que desejavam obter. Não estou fazendo previsão posto que muitos dos acidentes que vão acontecer- são fundamentados em uma fria análise das estatísticas mas que - poderiam ser evitados com alguns cuidados básicos.Por este motivo vou aproveitar este espaço para dar algumas dicas àqueles que irão enveredar pelas estradas do nosso país:
A manutenção é primordial : antes de viajar não esqueça de verificar o funcionamento de itens importantes como freios, suspensão, direção, pneus, luzes, limpador de pára-brisa . Prefira viajar de dia, em condições de boa visibilidade.No volante: mantenha sempre a calma e evite distrações, não descuide da sinalização, não pare na pista sem um bom motivo e se o fizer sinalize imediatamente com o triângulo e quando o cansaço vier pare em lugar seguro ou entre na cidade mais próxima.Ultrapasse somente em locais permitidos e quando tiver certeza das condições de segurança.
Colocar essas dicas em prática só depende de nós, não precisamos da boa vontade do governo, da fiscalização da Polícia ou dos outros condutores. Precisamos apenas da nossa cultura e de estar preparado para imprevistos Outrossim um segundo fato que quero destacar é que já está em vigor a resolução 257/07 do CONTRAN. Em seu texto fica validada uma reivindicação feita por muitos motociclistas: a redução da gravidade da multa por usar capacete fora das especificações previstas e a extinção da penalidade de suspensão do direito de dirigir e do recolhimento da CNH para esta infração. Isto significa que usar capacete fora das exigências determinadas pela resolução 203/06, ou permitir que um passageiro use, a partir de 1º de janeiro de 2008 é uma infração grave, com multa de R$ 127,69 e retenção do veículo,e aproveitando esse espaço quero destacar que a Resolução 215, que regulamenta a fabricação, instalação e o uso do equipamento denominado quebra-mato. Também já esta se ndo cobrada. Sua regulamentação tem fulcro devido aos riscos que a sua má utilização pode apresentar, prejudicando, por exemplo, a eficácia do Air Bag e podendo proporcionar risco adicional em acidentes.Com exceção dos veículos originalmente equipados com o quebra-mato que obtiveram o código de Marca / Modelo / Versão até a data de publicação da Resolução, os veículos utilizados na prestação e manutenção de serviços de utilidade pública, militares e os de órgãos de segurança pública, todos os demais que tenham peso bruto total de até 3.500kg deverão seguir as normas do Contran.
Será necessário ainda que o quebra-mato possua uma plaqueta indelével contento no mínimo as seguintes informações: identificação do fabricante do quebra-mato (razão social e CNPJ), modelo do veículo ao qual se destina, peso e dimensões do quebra-mato, referência a Resolução do 215 do Contran e identificação do registro da empresa no INMETRO. Entre os procedimentos de construção e montagem do quebra-mato previstos no Anexo da Resolução 215, estão a altura máxima do dispositivo, que não deve situar-se, em nenhum ponto, a mais de 50 mm acima da borda da tampa do compartimento do motor e a massa total do dispositivo, incluindo todas as braçadeiras e fixações, não deve exceder 1,2% da massa do veículo para o qual foi concebido, até um limite máximo de 18 kg.Em meio à intensa polêmica sobre a regulamentação dos engates nas traseiras dos veículos, surgem dúvidas também quanto ao uso do quebra-mato e, assim como no caso dos engates (Resolução 197), deverão ser observados u ma série de requisitos para continuar sendo usado dentro dos ditames legais. É certo que o equipamento, que é instalado normalmente a frente do pára-choque dianteiro, também virou moda, com a proliferação de automóveis com estilo de fora-de-estrada.
Muitos são instalados pelas próprias montadoras em utilitários e picapes com tração 4x4 ou, simplesmente, em versões aventureiras. Outros são desenvolvidos pelo mercado paralelo, sendo muito usados por jipeiros. Em trilhas, o quebra-mato protege o veículo de arranhões, enquanto ajuda a abrir caminho, literalmente quebrando o mato, e é usado também para colocação de guinchos, essenciais no momento de se sair de um atoleiro (mas há possibilidade de o guincho ser acoplado ao pára-choque, sem a necessidade do quebra-mato). O equipamento dependendo da situação pode agravar seriamente as conseqüências de um atropelamento ou de um acidente envolvendo carro e moto.

articulista,contista e professor



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