Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

06/07/2007 08:43

Rosildo Barcellos explica a questão da umidade do ar

prof. Rosildo Barcellos*

Apesar de ser caracterizada pelas baixas temperaturas, a estação mais fria do ano traz a poesia das festas e dos “arraias” acompanhada de outro fator climático que sempre nos preocupa.A queda da umidade relativa do ar somada ao longo período de estiagem.Por isso nesses últimos dias a temperatura no período da noite e ao amanhecer em nossas cidades tem estado mais amena. Isso se deve a formação de uma área de alta pressão sobre o estado que deixa o céu aberto. Essa área de Alta Pressão inibe a formação de nuvens favorecendo o aquecimento do solo durante o dia - motivo pelo qual a temperatura do ar se eleva nesse período, e favorecendo a perda de radiação de ondas longas durante a noite, o que provoca o resfriamento do solo e conseqüente redução da temperatura proporcionando essas madrugadas gélidas.
Nos livros didáticos de física em uso atualmente, não consta o tema umidade relativa do ar. Curiosamente, o serviço de meteorologia divulga a previsão do tempo onde são dados os valores de temperatura e umidade relativa do ar. Para que possamos entender melhor a umidade relativa é a razão entre a umidade absoluta atual e a maior umidade absoluta possível (que depende da temperatura atual do ar). Quando os instrumentos indicam umidade relativa de 100%, isso quer dizer que o ar está totalmente saturado com vapor d\'água e que nos permite inferir que a chuva naquele local é iminente. Em contrapartida se esse valor é baixo e em situações críticas os reflexos para os seres humanos são o aumento de corizas, resfriados e gripes. Quem sofre de asma e bronquites recorre à inalações e conseqüentemente postos de saúde e hospitais registram o aumento significativo nos atendimentos. Na verdade constatamos infortúnios e alterações nas atividades normais, o que gera uma série de prejuízos ! no contexto geral, inclusive para o governo.
Outro problema muito freqüente é a poeira em suspensão somada à quantidade de queimadas urbanas ou próximas gerando as inversões térmicas onde a respiração fica difícil, os olhos ardem, a pele fica seca e os prontos-socorros lotam de pacientes.Outro assunto que quero comentar é que parece comum pensar que o único papel dos condicionadores de ar é refrigerar, mas eles têm um outro papel importante: reduzir a umidade relativa do ar. Por isso aquele gotejamento de água desses aparelhos e muitos de nós não tem esse conhecimento. Em princípio somos muito sensíveis à umidade, já que a pele precisa do ar para se livrar da umidade que nossos corpos produzem. A transpiração é uma forma do nosso corpo manter a temperatura constante. E se o ar tiver umidade relativa alta, esse suor não irá evaporar no ar, o que faz com que o clima pareça estar muito mais quente do que a temperatura indicada nos termômetros . Caso a umidade relativa esteja baixa, sentimos que a temperatura menor que a t! emperatura real porque nosso suor evapora facilmente e nos resfria. Por exemplo, se a temperatura do ar estiver em 28º C e a umidade relativa estiver em 10%, a temperatura do ar parecerá estar a 23º C para os nossos corpos. No entanto, se a temperatura do ar for de 28º C e a umidade relativa for de 95%, vamos achar que a temperatura é de 33º C.
Finalmente, quando a água do suor evapora, ela deixa os sais (sódio, cloreto e potássio) sobre a sua pele, e é por isso que ela parece salgada. A perda de quantidades excessivas de sal e água de seu corpo pode desidratá-lo rapidamente.daí a importância de se ingerir muito líquido durante os exercícios físicos e ao ar livre sob altas temperaturas. As bebidas isotônicas contêm sais para repor essa perda. Destarte se a umidade relativa do ar está entre 20 e 30% - estamos em estado de atenção - e por conseguinte procure umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas e sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas com vegetação abundante e se for necessário use soro fisiológico para os olhos e narinas com atenção especial a crianças e idosos oferecendo a eles bastante água e sucos.


*articulista

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)