Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Rosildo Barcellos explica a questão da umidade do ar

prof. Rosildo Barcellos* - 06 de julho de 2007 - 08:43

Apesar de ser caracterizada pelas baixas temperaturas, a estação mais fria do ano traz a poesia das festas e dos “arraias” acompanhada de outro fator climático que sempre nos preocupa.A queda da umidade relativa do ar somada ao longo período de estiagem.Por isso nesses últimos dias a temperatura no período da noite e ao amanhecer em nossas cidades tem estado mais amena. Isso se deve a formação de uma área de alta pressão sobre o estado que deixa o céu aberto. Essa área de Alta Pressão inibe a formação de nuvens favorecendo o aquecimento do solo durante o dia - motivo pelo qual a temperatura do ar se eleva nesse período, e favorecendo a perda de radiação de ondas longas durante a noite, o que provoca o resfriamento do solo e conseqüente redução da temperatura proporcionando essas madrugadas gélidas.
Nos livros didáticos de física em uso atualmente, não consta o tema umidade relativa do ar. Curiosamente, o serviço de meteorologia divulga a previsão do tempo onde são dados os valores de temperatura e umidade relativa do ar. Para que possamos entender melhor a umidade relativa é a razão entre a umidade absoluta atual e a maior umidade absoluta possível (que depende da temperatura atual do ar). Quando os instrumentos indicam umidade relativa de 100%, isso quer dizer que o ar está totalmente saturado com vapor d\'água e que nos permite inferir que a chuva naquele local é iminente. Em contrapartida se esse valor é baixo e em situações críticas os reflexos para os seres humanos são o aumento de corizas, resfriados e gripes. Quem sofre de asma e bronquites recorre à inalações e conseqüentemente postos de saúde e hospitais registram o aumento significativo nos atendimentos. Na verdade constatamos infortúnios e alterações nas atividades normais, o que gera uma série de prejuízos ! no contexto geral, inclusive para o governo.
Outro problema muito freqüente é a poeira em suspensão somada à quantidade de queimadas urbanas ou próximas gerando as inversões térmicas onde a respiração fica difícil, os olhos ardem, a pele fica seca e os prontos-socorros lotam de pacientes.Outro assunto que quero comentar é que parece comum pensar que o único papel dos condicionadores de ar é refrigerar, mas eles têm um outro papel importante: reduzir a umidade relativa do ar. Por isso aquele gotejamento de água desses aparelhos e muitos de nós não tem esse conhecimento. Em princípio somos muito sensíveis à umidade, já que a pele precisa do ar para se livrar da umidade que nossos corpos produzem. A transpiração é uma forma do nosso corpo manter a temperatura constante. E se o ar tiver umidade relativa alta, esse suor não irá evaporar no ar, o que faz com que o clima pareça estar muito mais quente do que a temperatura indicada nos termômetros . Caso a umidade relativa esteja baixa, sentimos que a temperatura menor que a t! emperatura real porque nosso suor evapora facilmente e nos resfria. Por exemplo, se a temperatura do ar estiver em 28º C e a umidade relativa estiver em 10%, a temperatura do ar parecerá estar a 23º C para os nossos corpos. No entanto, se a temperatura do ar for de 28º C e a umidade relativa for de 95%, vamos achar que a temperatura é de 33º C.
Finalmente, quando a água do suor evapora, ela deixa os sais (sódio, cloreto e potássio) sobre a sua pele, e é por isso que ela parece salgada. A perda de quantidades excessivas de sal e água de seu corpo pode desidratá-lo rapidamente.daí a importância de se ingerir muito líquido durante os exercícios físicos e ao ar livre sob altas temperaturas. As bebidas isotônicas contêm sais para repor essa perda. Destarte se a umidade relativa do ar está entre 20 e 30% - estamos em estado de atenção - e por conseguinte procure umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas e sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas com vegetação abundante e se for necessário use soro fisiológico para os olhos e narinas com atenção especial a crianças e idosos oferecendo a eles bastante água e sucos.


*articulista

SIGA-NOS NO Google News