Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

18/01/2007 13:12

Rondonistas da UEMS embarcam amanhã para TO

Isabela Schwengber
Na foto, prof. Marlon, Maria, Edinalva, Vanessa e profª Rosa, em capacitaçãoGivaldo Ramos da Silva FilhoNa foto, prof. Marlon, Maria, Edinalva, Vanessa e profª Rosa, em capacitaçãoGivaldo Ramos da Silva Filho


Seis acadêmicos e dois professores da UEMS embarcam amanhã (19/1) para Sampaio, em Tocantins, para desenvolver ações de cidadania e bem-estar no Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa com a colaboração da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação. O Projeto envolve atividades voluntárias de universitários nas áreas da cidadania, bem-estar, desenvolvimento local sustentável e gestão pública, junto aos gestores públicos, lideranças comunitárias e a população de regiões de difícil acesso e/ou comunidades ribeirinhas, com o objetivo de aproximar esses estudantes da realidade do país, além de contribuir, também, para o desenvolvimento de comunidades carentes. No Brasil serão 956 rondonistas, atuando em 63 municípios, como Pacaraima, no extremo Norte; Chuí, no extremo Sul; Tabatinga, no extremo Oeste; e Cairu, no Litoral Atlântico.

Sampaio está localizado no extremo norte de Tocantins e possui uma população de 2,4 mil habitantes. Lá, até o dia 3 de fevereiro, a equipe da UEMS desenvolverá as seguintes atividades: capacitação de organizações da sociedade civil na defesa dos direitos de cidadania; instalação ou dinamização dos conselhos municipais de educação, de saúde, tutelar, de assistência social, do meio ambiente, entre outros; orientações para obtenção de registro civil; capacitação de educadores no atendimento a portadores de necessidades especiais; capacitação de agentes de saúde em saúde da família, saúde ambiental e doenças endêmicas locais; capacitação de multiplicadores em saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens, prevenção da prostituição infantil e prevenção do uso do álcool e drogas; capacitação de multiplicadores em ações de incentivo ao esporte e lazer; organização da implantação de atividades comunitárias solidárias.

Desde que o Projeto Rondon foi reeditado, em 2005, a UEMS participa de suas operações. Para fazer parte, a instituição seleciona, preferencialmente, acadêmicos que já desenvolveram atividades de extensão na universidade, que se formam no ano da viagem e que nunca participaram do Projeto Rondon. Para esta edição foram escolhidos: Lucas de Freiras Alves de Oliveira (Direito/Paranaíba); Edinalva Regina de Oliveira Alves e Maria Félix de Carvalho (Letras/Nova Andradina); Simone de Deus Anzoategui e Rosângela Gonçalvez de Azevedo (Enfermagem/Dourados); e Vanessa de Arruda Brunca (Pedagogia de Paranaíba).

Para a realização das ações, o grupo foi capacitado pelas professoras Cássia Barbosa Reis (Enfermagem/Dourados), Amélia Leite de Almeida (assessora de Apoio às Necessidades Educacionais Especiais/Dourados), Eliane Maria de Oliveira Giaccon (Letras/Nova Andradina) e pelos coordenadores, professores Rosa Asmus (Turismo/Dourados) e Marlon Leal Rodrigues (Letras/Nova Andradina).



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)