Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

06/10/2009 16:47

Rogério Tenório: Tribuna cerceada

Rogério Tenório de Moura

Tribuna cerceada



Lamentável, é tudo o que posso dizer a respeito da decisão de nossos ilustres vereadores de revogar a resolução nº. 007-I/97 de 30 de junho de 1997 que “Institui a TRIBUNA LIVRE na Câmara Municipal de Cassilândia.

Um contra-senso histórico, inadmissível! Como explicar para as futuras gerações que cidadãos de mente aberta, aptos ao debate, preparados para a convivência com a diversidade, ao primeiro sinal de que tal mecanismo, tão útil, mas tão mal divulgado, passaria a ser periodicamente requisitado; resolveram cancelá-lo, silenciando a voz daqueles que não se julgam devidamente representados no parlamento municipal?

Só gostaria de lembrar aos nossos digníssimos edis que a distância da Câmara Federal e da Assembleia Legislativa é bem maior que a da Câmara Municipal. Nossos deputados blindam-se por meio da distância e do ritualismo necessário para se chegar até eles, assim a grande maioria deles é de meros desconhecidos do eleitorado, só são vistos de quatro em quatro anos, quiçá de dois em dois; logo acabam não tendo de responder a nenhum eleitor sobre o que fazem ou deixam de fazer de “seus” mandatos “sim”, mas por nós outorgados. Fazem tudo o que lhes apetece contando com o esquecimento ou mesmo a conivência da mídia. No entanto, em cidades como a nossa, em que nossas autoridades dividem a fila do supermercado conosco, é preci so cuidado redobrado para não se tomar atitudes tão mal vistas.

Ao invés de dar fim à tribuna livre, seria de muito melhor tom torná-la mais conhecida do grande público, convidar associações, sindicatos, clubes de serviço ... para ocupá-la periódica e sistematicamente. Tal medida melhoraria a qualidade da nossa democracia, pois estimularia a participação popular e, estou certo, desabrochariam novos talentos, além de forçar a contínua melhoria do nível dos nossos parlamentares. Mas como quem está no poder parece esquecer-se de que foi eleito democraticamente, este atual estado de coisas favorece justamente àqueles que não suportam a democracia, então adotam tais medidas que não visam outra coisa senão a alienação, o desinteresse pela efetiva participação popular.

Sei que alguns estranharão meu posicionamento, afinal tenho dois parentes que ocupam cadeiras no parlamento municipal, quero crer que estes não concordaram com tal presepada acintosamente e que farão o que estiver ao alcance deles para corrigir tal equívoco. Porém mesmo que assim não o for, faço minhas as palavras de um famoso escrito e político inglês do século XIX, Bertold Brecht, que dizia que aquele que não conhece a verdade é simplesmente um ignorante, mas aquele que a conhece e diz que é mentira, este é um criminoso.

Para concluir meu desabafo, amparo-me nas palavras do genial frei Betto, muito mais conciso e impactante que eu:



“Os que governam o povo não suportam os que querem governar com o povo”

Rogério Tenório de Moura* é licenciado em Letras pela UEMS, especialista em Didática Geral e em Psicopedagogia pelas FIC; vice-presidente do SISEC (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cassilândia).



O Cassilandianews não se responsabiliza por artigos com autoria

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)