Cassilândia, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

20/02/2008 08:34

Rogério Tenório de Moura: Homenagem Vitae

Rogério Tenório de Moura

Nesta semana fui surpreendido com uma grata homenagem à memória de meu saudoso irmão, o radialista Job Gomes de Moura Filho, falecido em setembro de 2006. A Câmara Municipal de Cassilândia deu o nome dele à avenida AB, localizada na Vila Pernambuco, que coincidentemente leva a alcunha do meu avô, o ex-prefeito Joaquim Tenório Sobrinho.
Naturalmente tal fato causou-me orgulho, além de uma boa dose de nostalgia, mas não é por isto que resolvi ocupar este espaço, amigo leitor. Na verdade o acontecimento em questão é o que me motivou a redigir as reflexões que se seguem.
Certa vez Machado de Assis escreveu que o curso natural da vida estava todo errado, que o natural, o mais humano, seria nascermos velhos, frágeis, doentes, dependentes e irmos melhorando, nos revigorando, até alcançarmos a força da juventude, a garra, a determinação e quanto mais produzíssemos, mais jovens e felizes nos tornássemos a ponto de terminarmos nossa existência na explosão de um orgasmo.
O mesmo acontece com as homenagens, passamos a vida inteira correndo atrás do sucesso, do reconhecimento profissional, dos bens materiais e só acabamos nos dando conta de que deixamos de expressar às pessoas o valor que elas tem para nós quando já não há mais tempo para isso.
É por isso que decidi ocupar este espaço hoje para prestar uma homenagem vitae à uma pessoa muito querida, não só por mim, mas por milhares de cassilandenses. Esse cidadão, embora não seja uma das pessoas mais religiosas que conheço, é a síntese mais perfeita do que é ser cristão com a qual já tive o prazer de conviver. Devo confessar que muitas vezes surpreendo-me a questionar o meu pseudocristianismo, digo isto porque, sinceramente, não sei se seria capaz de dar tamanhas provas de abnegação como já vi ele dar.
Não foi nem uma nem duas vezes que presenciei ele tirar o último tostão do bolso para ajudar um estranho, logo após comentar comigo os sérios problemas financeiros pelos quais vinha passando. Sei que parece incoerência, alguns radicais diriam até que chega a ser falta de amor próprio, mas o fato é que somos fruto daquilo que vivenciamos ao longo de nossa infância, de nossa mais tenra educação, salvo raras exceções que por contingência maior da vida e a duras penas se moldaram. O fato é que neste caso o dito popular “filho de peixe, peixinho é”, resume bem não só quem ele é, mas quem escolheu ser.
É verdadeiramente fato que já na vida adulta, após anos de experiência tanto acadêmica quanto de vida, escolhemos ser quem somos e poucas são as vezes em que uma pessoa que teria tudo para ter uma vida sossegada e confortável escolhe abrir mão de tudo isso para se dedicar ao bem da coletividade, mesmo sabendo que não raras vezes será incompreendido e vitima de pechas maldosas das quais jamais fez jus.
Não ter dia nem horário para ser abordado por qualquer um que esteja em busca de ajuda para solução de um problema, seja em um Natal em família ou até mesmo no velório de um ente querido e ainda assim não perder o bom humor; ser um alto funcionário da Receita Estadual e não conseguir manter seu orçamento equilibrado porque vive a ajudar aqueles que lhe pedem; deixar de realizar projetos pessoais e familiares porque a todo momento é requisitado para resolver os problemas de outrem, lutar, até mesmo quando sem mandato (sem ganhar nada pra isso) para melhorar a qualidade de vida do povo de sua cidade, mesmo sabendo que sempre aparecerão espíritos de porcos para ver maldade e segundas intenções onde não existem, parece insanidade? Pois esta é a rotina, o cotidiano de Luiz Tenório de Melo, o Luizinho.
É em nome de todas as pessoas que só tiveram a chance de estudar, de dar um enterro digno a um parente, de fazerem um tratamento de saúde, de sonharem com uma vida melhor graças ao senhor que lhe presto essa homenagem, tio, sem o menor receio de ser tachado de piegas, pois aprendi contigo a perseguir os ideais em que acredito, mesmo quando tudo e todos parecem estar contra mim.
Certa vez Juscelino Kubitschek disse que mesmo se discordarmos do posicionamento político de um homem público, mas percebermos sinceridade em suas ações, o mínimo que devemos a esse idealista é respeito por lutar por algo em que verdadeiramente acredita. Mesmo quando discordo do senhor, eu gostaria que soubesse que eu (e muita gente!!!) o admira e respeita muito. Quem dera tivéssemos nesse país mais políticos que lutassem, não importa se por causas justas ou equivocadas, mas que saíssem da inércia cômoda de seus gabinetes e realmente tivessem o desejo latente que o senhor tem de mudar o mundo a sua volta!

Rogério Tenório de Moura
é licenciado em Letras pela UEMS,
especialista em Didática geral
em Psicopedagogia pelas FIC

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)