Cassilândia, Segunda-feira, 27 de Fevereiro de 2017

Últimas Notícias

17/02/2008 07:27

Rogério T. de Moura: O verdadeiro valor da Avaliação

Rogério TEnório de Moura

O processo avaliativo parte do pressuposto de que se defrontar com dificuldades é inerente ao ato de aprender. Assim, o diagnóstico de dificuldades e facilidades deve ser compreendido não como um veredito que irá culpar ou absolver o aluno, mas sim como uma análise da situação escolar atual do aluno, em função das condições de ensino que estão sendo oferecidas. Nestes termos, são questões típicas de avaliações:

 Que problemas o aluno vem enfrentando?
 Por que não conseguiu alcançar determinados objetivos?
 Qual o processo de aprendizagem desenvolvido?
 Quais os resultados significativos produzidos pelo aluno?

Precauções: a avaliação escolar não deve ser empregada quando não se tem interesse em aperfeiçoar o ensino e, conseqüentemente, quando não se definiu o sentido que será dado aos resultados da avaliação. A avaliação escolar exige também que o professor tenha claro, antes de sua utilização, o significado que ele atribui a sua ação educativa.
Contra-indicações: a avaliação é contra-indicada como único instrumento para decidir sobre aprovação e reprovação do aluno. O seu uso somente para definir a progressão vertical do aluno conduz a reduções e descompromissos. A decisão de aprovação e retenção do aluno exige do coletivo da Escola uma análise das possibilidades que essa Escola pode oferecer para garantir um bom ensino. A avaliação escolar também é contra-indicada para fazer um diagnóstico sobre a personalidade do aluno, pois sua abrangência limita-se aos objetivos do ensino do programa escolar.
A avaliação escolar é contra-indicada para fazer prognóstico de sucesso na vida, contudo, o seu mau emprego pode expulsar o aluno da escola, causar danos em seu autoconceito, impedir que ele tenha acesso a um conhecimento sistematizado e, portanto, restringir a partir daí suas oportunidades de participação social.
No entanto, a avaliação da aprendizagem escolar vem sendo tema de constantes pesquisas e estudos. Essa avaliação visa analisar a aprendizagem do aluno por completo e não simplesmente a partir de notas obtidas em testes e trabalhos.
Alunos e pais se preocupam com a nota, a sociedade e a escola se preocupam com a nota e o professor, claro, também.
Preocupa-se com a nota e de uma forma tão obcecada que passa essa preocupação como forma de ameaças aos seus alunos, frases como: “Fiquem quietos! Prestem atenção! O dia da prova vem aí e vocês verão o que vai acontecer. Estou formulando questões bem difíceis para a prova de vocês”. São comuns no cotidiano de uma sala de aula, mas demonstram um fator negativo de motivação para o aluno, pois o leva a estudar por medo e não por satisfação, pois está ameaçado por uma prova.
Outro tipo de conduta freqüente do professor é uso de “pontos a mais” ou “pontos a menos”. Esse tipo de técnica é bastante utilizado e com bastante eficácia, mas há coisas que não podemos avaliar com pontos, como no caso de “pontos a mais” para quem trouxer todo o material, pois não estaríamos falando de aprendizado e sim de disciplina.
Os pais, a sociedade e as escolas que ficam presas ao sistemas de notas, como já havia citado antes, estão totalmente equivocados do que realmente é educação; pois pais conscientes preocupam-se com o aprendizado de seus filhos, afinal de contas, havendo aprendizado, obviamente haverá aprovação.
No processo de aprendizagem e avaliação há mais do que conteúdo acadêmico a ser levado em conta: habilidades desenvolvidas, o prazer pelo trabalho, a colaboração entre os colegas, as tarefas cumpridas no tempo pedido e a autonomia conquistada durante as atividades. Elementos que dependem de uma apurada observação e intervenção do professor.
Avaliar é levar em conta um processo maior do que o resultado de uma prova ou de uma atividade escolar. Nesse percurso, muitas vezes entra em jogo o próprio trabalho desenvolvido pelo educador. Exige sensibilidade, autocrítica e discernimento.
Acompanhar o filho nas tarefas escolares diariamente é de grande valia para incentivá-lo a prosseguir, além de aproximar ainda mais pais e filhos. Não há dúvida de que isto reverte-se em resultados mais satisfatórios do que uma cobrança exasperada às vésperas da prova. Fazer a criança entender que a avaliação não é o objetivo maior, mas o resultado natural de seu trabalho diário parece ser o ponto de partida.
A observação constante dá pistas importantes do quanto a escola está conseguindo despertar no aluno o prazer pelo conhecimento. Na falta, não se deve hesitar em trocar idéias com professores e coordenadores, é sempre saudável e previne questões futuras.

Rogério Tenório de Moura
é licenciado em Letras pela UEMS,
especialista em Didática Geral e em
Psicopedagogia pelas FIC.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 27 de Fevereiro de 2017
Domingo, 26 de Fevereiro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 25 de Fevereiro de 2017
10:00
Receita do dia
07:30
Loterias
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)