Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Rodrigues admite quebra de safra da soja

Shirley Prestes/ABr - 16 de março de 2004 - 15:48

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, disse no Rio Grande do Sul que a estimativa de produção nacional da soja, avaliada em 60 milhões de toneladas, não irá se confirmar. Segundo ele, a estiagem no estado colaborará para quebra da safra. O ministro afirmou, porém, que a valorização do grão no mercado internacional poderá compensar as perdas.

Rodrigues disse que o ministério da Agricultura ainda não concluiu o levantamento dos prejuízos. Até agora, já são 150 municípios gaúchos em situação de emergência em todo o estado.


Ao abrir oficialmente hoje o 15º Fórum Nacional da Soja, em Não-Me-Toque, no norte gaúcho, Roberto Rodrigues, que se manifestou otimista em relação aos resultados do agronegócio do país este ano, garantiu que o Brasil será o maior produtor de grãos do mundo em dez anos, o que exigirá políticas públicas, organização da cadeia produtiva e negociações internacionais.

O ministro também destacou entre as prioridades do governo federal, a defesa agropecuária, o cooperativismo e a agricultura orgânica.

O Fórum também contou com a presença do embaixador extraordinário da China no Brasil, Jiang Yuand, que falou sobre as relações comerciais entre o Brasil e seu país, um dos principais temas do evento. Até o final da tarde, serão debatidos o Brasil agroindustrial e sua infra-estrutura e as oportunidades do agronegócio brasileiro. O fórum está sendo realizado durante a 5ª Expodireto, da cooperativa tritícola Mista Alto Jacuí Ltda (Cotrijal), aberta pelo governador Germano Rigotto, com a presença de mais de 18 mil pessoas.

Desde ontem, o Banco do Brasil já recebeu mais de 200 propostas de financiamentos para comercialização na Expodireto, num valor que ultrapassa R$ 9 milhões. A expectativa de representantes do setor de máquinas e equipamentos que participam da feira é de ultrapassar os R$ 250 milhões negociados no ano passado.

SIGA-NOS NO Google News