Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Rodeio: proibido o uso de sedém

G1 - 27 de abril de 2012 - 07:15

Foi cancelada nesta quinta-feira (26) a realização de um rodeio em Ribeirão Preto (SP) após decisão liminar da Justiça proibir o uso de instrumentos que possam caracterizar maus-tratos contra os animais utilizados nas montarias. A Polícia Militar esteve na arena para cumprir a decisão e informou aos organizadores que apreenderia touros e cavalos que fossem colocados no recinto.

saiba mais

Decisão liminar proíbe uso de sedém em rodeio de Ribeirão Preto, SP Duas horas após o horário previsto para o início das competições – às 20h –, representantes das empresas que organizam o Ribeirão Rodeo Music anunciaram que desistiriam, somente nesta quinta-feira, de realizar o rodeio. O grupo não atribuiu o cancelamento à decisão judicial, mas sim à chuva que teve início à tarde.

Os realizadores também comunicaram que pretendem recorrer da decisão nesta sexta-feira (27) e que as montarias previstas para os próximos dias – o evento vai até 30 de abril – ocorrerão normalmente. Eles alegam que têm respaldo de uma decisão judicial de 2005 para prosseguir com a atividade no município.

Entenda o caso
A 2ª Vara Cível de Ribeirão Preto (SP) decidiu de forma liminar nesta quinta-feira que estão proibidos no rodeio o uso de artigos que possam de alguma forma provocar ferimentos nos bichos. O texto cita peças como cordas, pateiras, esporas, choques elétricos, laços e o sedém – instrumento que pressiona o órgão genital do animal para que ele salte.

A liminar, concedida em favor da Associação Focinhos, estipula multa diária de R$ 50 mil para as empresas que promovem a montaria em caso de descumprimento. Segundo Maria Cristina Dias, presidente da Associação Vida Animal, a proibição do sedém é o que de fato inviabiliza o rodeio. “Sem o sedém, o boi não pula”, afirmou.

Por G1

SIGA-NOS NO Google News