Cassilândia, Sexta-feira, 14 de Agosto de 2020

Últimas Notícias

10/06/2020 17:00

RJ: Produtores estaduais poderão vender carnes e derivados em todo país

Fonte: Governo do Rio de Janeiro

Redação
RJ: Produtores estaduais poderão vender carnes e derivados em todo país

O Estado do Rio recebeu a inédita certificação do Ministério da Agricultura de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). O selo autoriza a comercialização de produtos de origem animal, como carnes, lácteos e o mel, por exemplo, em outras unidades da federação ampliando, assim, as opções de venda para os produtores. A certificação veio após trabalho intenso da Secretaria de Agricultura, que vem, desde outubro de 2019, adequando os sistemas no sentido de dar mais essa opção para o produtor rural.

- A adesão representa um avanço importante para o estado e para todo o setor agropecuário. Certamente aumentará a competitividade da produção, o aumento do valor agregado dos produtos e, principalmente, o desenvolvimento do setor. O governador Wilson Witzel solicitou prioridade e empenho nesse processo, que valorizará os nossos produtores e produtos. Nossos produtos estarão em todo o Brasil, com garantia de segurança sanitária e de qualidade – disse o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz.

A expectativa, após a obtenção da certificação, é que com o incentivo os produtores tenham mais lucro e aumentem a produção, além de colocar o Estado do Rio de Janeiro em um cenário nacional. Antes de conseguir essa adesão, os estabelecimentos que produzem produtos de origem animal (carne, leite e seus derivados) não tinham autorização para vender no resto do país.

A obtenção do selo SISBI se deu através da comprovação, por parte do Estado, de que possui condições de avaliar a qualidade e a procedência dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura. Com nova normativa, as agroindústrias que estejam em condições para atender as diretrizes poderão solicitar a adesão e comercializar seus produtos para fora do estado.

- Este é um passo muito importante para a produção de carnes e outros produtos, que vai mudar o patamar da agropecuária e da comercialização do que é produzido no estado do Rio – explicou o superintendente de Defesa Agropecuária, Paulo Henrique de Moraes.

O Sistema contará com a integração da Defesa Agropecuária, PESAGRO-RIO e EMATER-RIO, ficando as duas empresas vinculadas responsáveis pela análise laboratorial/certificação da qualidade dos produtos, e pela assistência técnica às agroindústrias de pequeno porte na implantação dos programas de autocontrole, respectivamente.

O estado do Rio de Janeiro possui 434 agroindústrias registradas no Serviço de Inspeção Estadual. Essas indústrias envolvem os segmentos de carne, leite, mel, ovos e pescado. Todas as que se adequarem às normas e atenderem aos requisitos do SISBI poderão ser beneficiadas.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 14 de Agosto de 2020
Quinta, 13 de Agosto de 2020
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)