Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

RJ comemora 10 anos sem aftosa com campanha de vacinação

Cristiane Ribeiro / Agência Brasil - 10 de março de 2007 - 19:14

Rio comemora 10 anos sem aftosa com campanha de vacinação

Os 10 anos sem registros de febre aftosa no rebanho bovino no estado do Rio de Janeiro foram comemorados hoje (10) com o início da primeira etapa de vacinação contra a doença deste ano. A campanha foi lançada pelo governador, Sérgio Cabral Filho, na Fazenda da Barra, em Barra de São João. A expectativa é vacinar nos próximos três meses cerca de dois milhões de bovinos.

O secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do estado, Christino Áureo, informou que o estado produz cerca de 110 mil toneladas de carne bovina por ano, o que corresponde a apenas 20% do consumo anual no Rio de Janeiro. Parte da produção de carne bovina do estado é exportada para os mercados norte-americano e europeu.

O secretário ressaltou que a maior parte da carne bovina brasileira exportada passa pelos portos do Rio e de Sepetiba, o que mostra a importância da manutenção da área livre da febre aftosa. “É importante que a gente possa manter nossa área livre de febre aftosa, porque isso é o elemento indispensável para que o estado possa não só exportar uma parte de sua produção quando necessário, mas principalmente porque os portos do Rio e de Sepetiba são unidades exportadoras para outros estados e países”, disse.

A legislação brasileira estabelece que os custos com a vacinação contra a febre aftosa são de responsabilidade dos produtores. Cada dose custa cerca de R$ 1. No entanto, o secretário de Agricultura informou que o governo do estado faz doações para os produtores familiares com renda baixa e também assume os gastos com a vacinação em animais criados à beira de estradas ou ao redor de lixões.

“Nesses casos usamos a chamada pistola oficial, que é uma vacinação obrigatória para proteger o rebanho e eliminar possíveis focos da doença”, explicou.

Além do Rio de Janeiro, os estados da Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo e Ceará deram início à primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa neste mês de março. A segunda etapa está prevista para setembro.

SIGA-NOS NO Google News