Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Receita do Dia: risoto de tomate, tomilho e alho doce vegana

Receita do Dia

Cozinha Fácil - 25 de dezembro de 2021 - 10:00

Receita do Dia: risoto de tomate, tomilho e alho doce vegana

Esta receita é dessas que levam ingredientes simples, mas cujo resultado é incrível. E é vegetariana, ou mais do que isso, vegana!

Risoto, como os leitores mais assíduos deste blog sabem, é minha especialidade. É um prato que adoro preparar e saborear. Dá para fazer inúmeras combinações maravilhosas e surpreender os convidados.

Desta vez, não usei manteiga, nem mascarpone, para ficar menos gorduroso. Mas pode ficar tranquilo, porque no final dá tudo certo. O risoto fica cremoso do mesmo jeito, pode apostar!

Você vai precisar de:

(Para 2 pessoas)

– 2 xíc. (café) cheias de arroz arbóreo (a medida é de 1 xícara de café por pessoa, se quiser ampliar a receita base do risoto)

– 1 cebola média picada em cubos

– 2 dentes de alho amassados

– 1 cabeça de alho inteira

– Tomilho fresco a gosto (usei o equivalente a 2 colheres de sopa rasas de folhinhas da erva)

– 20 tomatinhos piccolo ou cereja cortados ao meio

– 1 taça de vinho branco

– Noz moscada e pimenta do reino a gosto

– 1 fio de azeite extra-virgem

– 2 tabletes de caldo de vegetais diluídos em 500 ml de água fervente

Preparo:

Coloque a cabeça de alho inteira para assar em forno médio (200ºC), até que os dentes fiquem tenros. Isso deve levar cerca de 30 minutos, mas é bom vigiar para não queimar, já que o alho queimado amarga. Depois de cozidos, os dentes adquirem um sabor adocicado. Retire-os da casca, com cuidado para permanecerem inteiros, e reserve.

Aqueça o azeite e refogue a cebola e os dois dentes de alho esmagados. Em seguida, acrescente os tomates e o tomilho. Mexa delicadamente e adicione o arroz. Misture tudo e despeje o vinho. Salpique noz moscada e pimenta do reino, e misture até quase secar. Depois, vá adicionando as conchas do caldo de legumes até que o arroz fique cozido. Adicione os dentes de alho assados, misture e deixe descansar por cerca de 2 minutos. Sirva quente. Se quiser, pode adicionar 3 colheres de sopa de queijo parmesão de boa qualidade juntamente com o alho doce.

Uma observação: Os tomates quase irão desmanchar. Mas não tem problema, porque a intenção é essa mesma. Isso fará com que seu risoto ganhe cor e sabor. Uma dica é que você também pode acrescentar migalhas de pão tostado sobre o risoto para dar mais crocância ao prato e um diferencial. Veja a foto acima.

SIGA-NOS NO Google News