Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Receita do Dia: risoto de linguiça com cachaça

Culinária

Cozinhando para 2 ou 1 - 08 de setembro de 2021 - 10:00

Risoto de linguiça com cachaça

Fazia tempo que não um risoto aparecia por aqui, né? Pois ele chegou e, desta vez, vem com sabores bem brasileiros: a linguiça e a cachaça.

Como prato único, esta sugestão é uma ótima opção para uma refeição rápida e prática e, mesmo assim, super caprichada. E este é um dos principais motivos pelos quais eu sou apaixonada pelos risotos. E, se você quiser enriquecer ainda mais o prato, é só acrescentar um pouco de ervilhas frescas ou legumes picadinhos durante o preparo.

2 colheres de sopa de manteiga bem gelada
1/2 cebola grande picada
2 linguiças defumadas
3/4 xícara de arroz arbório ou carnarolli
1/4 xícara de cachaça (opcional)
+/- 2 e 1/2 xícaras de caldo de carne quente (ou tabletes dissolvidos em água)
1 colher de sopa de cheiro verde picadinho (salsa e cebolinha)
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta do reino a vontade

Aqueça o caldo de legumes até ferver e desligue. Enquanto isso, coloque uma panela no fogo médio e aqueça 1 colher de manteiga e refogue a cebola e as linguiças em rodelas ou picadinhas sem deixar dourar.

Acrescente o arroz (não precisa lavar) e misture para distribuir bem o sabor. Regue o arroz refogado com a cachaça, mexa e espere que quase seque (as pontas do arroz devem ficar transparentes).

Depois, coloque uma concha do caldo e misture de vez em quando para não grudar até quase secar. Aos poucos, vá acrescentando conchas do caldo e mexendo até que o arroz fique quase al dente (vá experimentando sempre para não errar o ponto). Esse processo deve demorar cerca de 15 minutos e usar mais ou menos as 2 xícaras e meia de caldo. Tempere com sal e pimenta do reino.

Caso queira, acrescente 1/2 xícara de ervilhas frescas ou de legumes picadinhos (cenoura, abobrinha, chuchu etc.).

Quando o arroz estiver pronto (cremoso, sem muito caldo mas também não muito seco), retire a panela do fogo e apoie-a sobre a pia. Retire a manteiga da geladeira e integre-a ao risoto juntamente do queijo ralado e o cheiro verde. Misture bem para que a manteiga e o queijo derretam (margarina não dá o mesmo ponto).

Esta receita serve bem duas pessoas. Coloque as porções nos pratos, salpique um pouquinho mais de cheiro verde por cima e, se quiser, finalize com um fio de azeite

SIGA-NOS NO Google News