Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Risco de ferrugem está em 100% das regiões produtoras

Marta Ferreira e Fernanda Mathias / Campo Grande News - 19 de outubro de 2004 - 13:16

O chefe-adjunto de pesquisas da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) em Dourados, Renato Roscoe, afirmou esta manhã que 100% dos municípios produtores de soja em Mato Grosso são áreas de risco para a ocorrência da ferrugem asiática da soja nas lavouras. Por isso, de acordo com ele, são importantes as ações como a campanha de combate à doença que está sendo lançada hoje, para evitar que se repitam este ano os estragos do ano passado.
O primeiro caso da ferrugem da soja em Mato Grosso do Sul foi detectado na safra 2000/2001. Mas foi na colheita passada que o prejuízo atingiu o ápice, piorado pelos efeitos da seca.
Combinada com a estiagem, a ferrugem da soja gerou um prejuízo estimado em R$ 750 milhões. O resultado foi quebra de 20% na safra, contra uma expectativa de aumento de 25%. Roscoe afirma que não é possível precisar qual a participação da ferrugem asiática neste montante de perdas, dadas às características da doença. Lembra que um das formas de identificação é o desfolhamento da planta. Como a seca prejudicou as lavouras, houve planta que nem folha tinha, então não havia como identificar se o problema foi a seca ou a doença. Outro problema apontado pelos produtos à época que não pode ser confirmado, nem negado, é reclamação de que os defensivos usados para pulverizar as lavouras terem, em vez de melhorado, piorado a situação das plantas. De acordo com ele, quando este tipo de queixa chegou à Embrapa, só haviam fotos da vegetação atingida, e por isso não havia como fazer análises técnicas.

SIGA-NOS NO Google News