Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

17/07/2005 16:47

Rio treinará policiais para combater furto de energia

Agência Brasil/ Cristina Indio do Brasil

O Rio de Janeiro vai ser o primeiro estado a contar com policiais treinados para o combate ao furto de energia. O curso de capacitação integra o Programa Nacional de Combate ao Furto de Energia Elétrica, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com duração e um dia,
o treinamento será dado pelo Instituto de Segurança Pública do Estado e pela Secretaria de Energia, Indústria Naval e Petróleo, em convênio com a Aneel e as concessionárias Light e Ampla, que operam no estado.

O Rio foi escolhido pela Aneel para iniciar o curso, segundo o secretário estadual de Energia, Wagner Victer, por ter sido o primeiro estado do país a criar uma Delegacia Especializada ao Combate ao Furto de Energia Elétrica. Atualmente, por causa dessa prática, o governo estadual deixa de arrecadar por mês o equivalente a R$ 100 milhões em Imposto sobe Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Victer informou ainda que serão treinados 200 policiais, além dos que já receberam orientações para trabalhar na Delegacia Especializada. "Começamos com a formação de profissionais da Polícia Civil no combate ao furto de energia apresentando toda a legislação e as típicas formas desse tipo de furto. Além disso, a polícia vai investir em inteligência para combater quadrilhas especializadas na adulteração dos medidores, roubos de cabos e em instalação dos famosos gatos", explicou.

O secretário contou que a idéia é espalhar policiais treinados em todo o estado para acompanhar crimes dessa natureza, que estão previstos no Código Penal e que pode dar até 4 anos de detenção e multa. "O indivíduo que rouba energia elétrica não está roubando a concessionária. Ele está roubando a sociedade", disse. Ressaltou, ainda, que nem sempre o furto ocorre em bairros carentes. Segundo ele, muitos casos acontecem em hotéis, pousadas e pequenos supermercados, que têm condições de pagar a conta e trabalham à margem da lei.

A abertura do curso será nesta segunda- feira, na Academia de Polícia do Rio, no centro da cidade. O presidente da Aneel, Jerson Kelman estará presente.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)