Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Rio treinará policiais para combater furto de energia

Agência Brasil/ Cristina Indio do Brasil - 17 de julho de 2005 - 16:47

O Rio de Janeiro vai ser o primeiro estado a contar com policiais treinados para o combate ao furto de energia. O curso de capacitação integra o Programa Nacional de Combate ao Furto de Energia Elétrica, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com duração e um dia,
o treinamento será dado pelo Instituto de Segurança Pública do Estado e pela Secretaria de Energia, Indústria Naval e Petróleo, em convênio com a Aneel e as concessionárias Light e Ampla, que operam no estado.

O Rio foi escolhido pela Aneel para iniciar o curso, segundo o secretário estadual de Energia, Wagner Victer, por ter sido o primeiro estado do país a criar uma Delegacia Especializada ao Combate ao Furto de Energia Elétrica. Atualmente, por causa dessa prática, o governo estadual deixa de arrecadar por mês o equivalente a R$ 100 milhões em Imposto sobe Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Victer informou ainda que serão treinados 200 policiais, além dos que já receberam orientações para trabalhar na Delegacia Especializada. "Começamos com a formação de profissionais da Polícia Civil no combate ao furto de energia apresentando toda a legislação e as típicas formas desse tipo de furto. Além disso, a polícia vai investir em inteligência para combater quadrilhas especializadas na adulteração dos medidores, roubos de cabos e em instalação dos famosos gatos", explicou.

O secretário contou que a idéia é espalhar policiais treinados em todo o estado para acompanhar crimes dessa natureza, que estão previstos no Código Penal e que pode dar até 4 anos de detenção e multa. "O indivíduo que rouba energia elétrica não está roubando a concessionária. Ele está roubando a sociedade", disse. Ressaltou, ainda, que nem sempre o furto ocorre em bairros carentes. Segundo ele, muitos casos acontecem em hotéis, pousadas e pequenos supermercados, que têm condições de pagar a conta e trabalham à margem da lei.

A abertura do curso será nesta segunda- feira, na Academia de Polícia do Rio, no centro da cidade. O presidente da Aneel, Jerson Kelman estará presente.

SIGA-NOS NO Google News