Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Rio Preto: confirmados 10 casos de dengue tipo 4

Agência Brasil/Vinicius Konchinski - 12 de abril de 2011 - 15:56

São Paulo – Dez casos de dengue tipo 4 já foram confirmados no estado de São Paulo neste ano, informou hoje (12) a Secretaria de Saúde do estado. Todos os casos foram registrados em municípios da região de São José do Rio de Preto, a 454 quilômetros (km) da capital.

A Secretaria de Saúde não indicou em quais cidades da região foram registrados cada caso da doença. Também não informou o estado de saúde dos dez pacientes que contraíram a dengue tipo 4 neste ano.

Dois dos dez casos foram registrados em São José do Rio Preto, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Ontem foi confirmado o segundo caso da doença na cidade. Trata-se de uma mulher de 43 anos que teve os primeiros sintomas de dengue em março e já está curada, de acordo com a secretaria.

O outro caso registrado em São José do Rio Preto foi o primeiro em SP, segundo a Secretaria de Saúde do estado, que divulgou a informação no dia 4 deste mês. A paciente, uma mulher de 31 anos, já está curada.

A dengue tipo 4 é causada por um tipo diferente de vírus, mas tem os mesmos sintomas: febre alta, dor no corpo e nas articulações, dor nos olhos, indisposição geral, manchas avermelhadas pelo corpo, náuseas e, em casos mais graves, sangramentos. O vetor transmissor da dengue tipo 4 é o mesmo do das outras formas da doença, o mosquito Aedes aegypti.

Segundo o Ministério da Saúde, há 28 anos esse vírus não circulava no Brasil. Depois desse período, o primeiros caso no país foi registrado em Roraima, em 2010.

Edição: João Carlos Rodrigues

SIGA-NOS NO Google News