Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

RF cobrará por declaração online

23 de janeiro de 2005 - 09:47

A novidade para a declaração do Imposto de Renda 2005, ano base 2004, será a possibilidade de o contribuinte acompanhar em tempo real o andamento da sua declaração de Imposto de Renda. Porém, o benefício ao contribuinte não será de graça.

O órgão ainda não definiu quanto custará a certificação digital, mas ela deverá girar em torno de R$ 100. O acerto de contas com a Receita começa em 1º de março e vai até o dia 29 de abril.

A certificação se dará por meio de um cartão magnético com os dados pessoais do contribuinte. A Receita promete convênios com bancos, o que possibilitaria uma redução do custo do serviço. A idéia da Receita é informar em um curto espaço de tempo se houve algum erro no cálculo da declaração ou se a sua declaração foi enviada à "malha fina". De acordo com dados da instituição, 440 mil declarações de anos anteriores estão retidas na malha.

Neste ano, a Receita espera o recebimento de aproximadamente 20 milhões de declarações de Imposto de Renda. O novo processo permitirá ao contribuinte fazer correções em sua declaração, evitando a malha fina. "O certificado digital é necessário para que a Receita Federal, tendo em vista o sigilo fiscal, tenha certeza de que está passando as informações ao próprio contribuinte", disse o coordenador nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adyr, em entrevista à Globonews.

SIGA-NOS NO Google News