Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Revisão do Mapa Turístico Brasileiro poderá incluir municípios de MS

Campo Grande News - 15 de março de 2016 - 06:20

Com o objetivo de colocar Mato Grosso do Sul em evidência nos destinos turísticos do país, o Governo do Estado, por meio da Funtur/MS (Fundação de Turismo), está entrando em contato com os gestores municipais de turismo e presidentes das instâncias de governança regionais para informar e orientar os representantes do segmento no poder público municipal sobre os novos critérios para fazer parte do Mapa Turístico. O motivo é que o Programa de Regionalização do Ministério do Turismo, prevê a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro ainda este ano.

O diretor-presidente da Fundtur-MS, Nelson Cintra, afirma que este procedimento promove maior visibilidade das cidades, além de auxiliar na captação de recursos. “A ação será um instrumento de orientação do Ministério no desenvolvimento das políticas públicas”.

Para aquele representante que deseja que seu município entre nesta rota, é necessário verificar os novos critérios descritos na portaria Mtur nº 205, de 09 de dezembro de 2015, publicada no Diário Oficial da União. O mapa atual, instituído em 2013 é composto por 3.345 municípios e 303 regiões turísticas.

Os municípios interessados devem encaminhar, até o dia 18 de março, ao e-mail [email protected], com cópia para o [email protected], o nome completo, e-mail, cidade e região turística do responsável que será indicado para operar o sistema e inserir os dados solicitados. O limite é o dia 5 de abril para que os municípios e regiões insiram seus dados e documentos comprobatórios que serão avaliados pela Fundtur e enviados ao Ministério do Turismo no prazo estipulado.

A fim de facilitar, o Ministério do Turismo criou o sistema http://sistema.mapa.turismo.gov.br/login para que os municípios e fóruns regionais acessem e insiram as informações solicitadas. Para participar, é necessário que as regiões atendam aos critérios mínimos exigidos pela portaria 205.

A Fundação de Turismo também é responsável pelo cadastramento do login e senha para os municípios e regiões para posteriormente preencherem as informações, além de validar os dados e as comprovações e encaminhar ao Ministério do Turismo o documento final com a regionalização do Estado de acordo com que exige a referida portaria.

Os municípios e regiões terão todo suporte técnico da Fundação de Turismo para auxiliar no preenchimento das informações no sistema, através do telefone: 3318-7670 e e-mails [email protected] e [email protected]

SIGA-NOS NO Google News