Cassilândia, Sábado, 26 de Maio de 2018

Últimas Notícias

07/11/2008 09:58

Revisão de impostos torna produto de MS mais competitivo

Fernanda Mathias/Campo Grande News

Nos últimos dias o governo estadual promoveu uma série de mudanças nos impostos, revisando a pauta fiscal de produtos e reduzindo alíquotas, tornando a produção de Mato Grosso do Sul mais competitiva. A intenção é estimular a economia do Estado, viabilizar as atividades e garantir empregos.

A manutenção dos empregos é uma das condições impostas pelo governador André Puccinelli (PMDB), por exemplo, para redução de 50% na alíquota do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) da carne bovina nas operações internas, passando de 4% a 2%. Ao mesmo tempo a pauta fiscal do boi e da vaca, que é o valor de base para cobrança do ICMS, também foi reduzida.

No caso do leite a redução da pauta fiscal também foi expressiva, de R$ 0,80 a R$ 0,64 nas operações interestaduais. A coordenadora da Comissão Estadual da Pecuária de Leite, Adriana Mascarenhas, afirma que a medida, de alinhar a pauta com os valores de mercado, torna o leite do Estado mais competitivo e isso favorece o escoamento da produção, enxugando o mercado interno e podendo melhorar os preços ao produtor. Hoje cerca de 90% do leite produzido no Estado é vendido em Estados como São Paulo e Goiás, daí a importância da redução na pauta.

O mesmo acontece com o setor da suinocultura, em que o valor de base também foi reduzido recentemente, observa Adriana Mascarenhas. Ela ressalta que o alinhamento da pauta com os preços de mercado é fundamental para que o setor produtivo. “A agilidade no ajuste das pautas, estabelecendo a equivalência é fundamental”, considera.

Carvão – A redução da pauta fiscal do carvão vegetal em 34% pode abrir novos mercados para a produção do Estado, acredita o presidente do Sidcarv (Sindicato das Indústrias e Produtores de Carvão Vegetal de Mato Grosso do Sul), Marcos Brito.

Segundo ele, o consumo interno diminuiu e a redução da pauta foi muito importante neste momento, para dar vazão à produção. De 40%, a expectativa é que o volume escoado para fora do Estado passe a 50%. Brito afirma que a abertura do governo para negociação é um ponto importante e que agora a negociação ocorre em torno da Taxa de Movimentação Florestal.

Moto zero – Dentre as medidas de revisão fiscal adotadas pelo governo uma, em especial, agradou bastante o consumidor: a redução da alíquota do IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores) de motos zero quilômetro de até 150 cilindradas, de 2% a 1%.

O vendedor da Covel, Carlos Roberto de Oliveira, acredita que o benefício venha em boa hora. “Acredito que vá estimular as vendas, porque essa despesa inicial de quem está comprando moto será bastante reduzida”, diz. Com o desembolso menor para pagar o imposto, diz, o consumidor pode antecipar o plano de compra.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 26 de Maio de 2018
Sexta, 25 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Quinta, 24 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)