Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Reunião questionará Energisa sobre revisão tarifária

Diário Digital - 17 de fevereiro de 2015 - 08:27

Está marcada para esta quinta-feira, 19 de fevereiro, a segunda reunião do Conselho de Consumidores da Área de Concessão da Enersul/Energisa (Concen) e representantes da energia para discutir o cenário para a revisão tarifária extraordinária, que deve começar a produzir efeitos já no próximo mês.

O Conselho quer saber oficialmente se a Energisa está entre as 37 distribuidoras que pediram a revisão para Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Até aqui, o cenário de crise hidrológica tem prenunciado impacto significativo para os consumidores, com possível aumento nas contas entre 40% e 45%. Segundo informações do Concen, a revisão extraordinária deverá ser aplicada para as distribuidoras que a solicitaram, com o objetivo de cobrir os custos extras com a geração de energia. A Aneel, contudo, não revelou se a Energisa está entre as solicitantes.

Outro detalhe é que ainda não se definiu de quanto será o aumento, e cada uma das distribuidoras deverá ter um índice diferente. Entre os itens que serão levados em conta para calcular o reajuste estão o pagamento das cotas da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) e o impacto do aumento das tarifas da Usina de Itaipu. Este impacto, se soma ao reajuste nas bandeiras tarifárias, além do reajuste para os consumidores da Enersul/Energisa, que ocorrerá no mês de abril. Juntos, estes reajustes representarão o aumento de 40% a 45% nas contas dos clientes. No geral, as distribuidoras alegam que estão comprando a energia elétrica mais cara e que não estão sendo remuneradas pelos gastos, daí o pedido da revisão tarifária extraordinária. A reunião será realizada às 14 horas da próxima quinta-feira, na sala de reuniões do Concen, localizada na Avenida Calógeras nº 2.499.

SIGA-NOS NO Google News