Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Reunião para decidir recursos para o programa espacial

Agência Brasil - 02 de janeiro de 2004 - 13:56

Os recursos necessários para financiar alguns projetos espaciaI considerados pela Agência Espacial Brasileira (AEB) como estratégicos serão debatidos na 2ª feira (5), em Brasília, entre seus diretores e técnicos da Casa Civil. Entre os projetos que devem contar da pauta está o quarto lançamento (de qualificação) do Veículo Lançador de Satélite (VLS-1), desenvolvido pelo Centro de Tecnologia da Aeronáutica (CTA) em São José dos Campos (SP). Quando do acidente ocorrido em agosto último durante a preparação para o terceiro lançamento o presidente Lula prometeu outro lançamento ainda dentro de seu mandato, que termina em 2006. Neste caso, será necessário construir outro protótipo e outra plataforma de lançamento, totalmente destruídos no acidente.

Deve entrar ainda no debate o prosseguimento do acordo de cooperação espacial com a China, com a construção de mais dois satélites de observação dos recursos terrestres (sensoriamento remoto) - Cbers-3 e 4. O Cbers-1 foi lançado em 14 de outubro de 1999 e o Cbers-2, em 21 de outubro último. O Cbers-3 deve ser colocado em órbita em 2006. Na construção do Cbers-3 e 4, o Brasil entra com 50% das despesas e não mais 30% como nos dois primeiros.

A implementação imediata do acordo com a Ucrânia, firmado em outubro passado, criando a empresa binacional Alcântara Cyclone Space, de que participam a Infraero e duas empresas e uma agência governamental, pelo lado ucraniano, para a exploração comercial do Centro de Lançamento de Alcântara (Cla), no Maranhão, com o uso dos foguetes ucranianos Cyclone-4 também devem entrar em discussão.

O empreendimento implica o compromisso de ambos os países de realizar investimentos, em torno de US$ 120 milhões em três anos. Em Alcântara, há a necessidade da implantação de infra-estrutura incluindo a construção de um porto flutuante, estradas e um outro sítio de lançamento especial para o Cyclone-4. (JCE-mail)

SIGA-NOS NO Google News