Cassilândia, Domingo, 20 de Maio de 2018

Últimas Notícias

24/11/2006 13:07

Reunião na Assomasul debate ensino fundamental de 9 anos

Aline dos Santos / Campo Grande News

Os secretários municipais de Educação estão reunidos nesta manhã para discutir a ampliação do ensino fundamental de 8 para 9 anos. O encontro, que acontece na Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), também aborda atrasos no repasse do transporte escolar e a definição de calendário do ano letivo.
Conforme a presidente da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação), Manoelina Martins Cabral, houve consultas aos municípios e cerca de 18 responderam que ainda não estão preparados para a mudança. Contudo, a entrada das crianças aos seis anos no ensino fundamental já acontece em mais de 60% das cidades sul-mato-grossenses.
São Gabriel do Oeste iniciou a experiência de nove anos no ensino fundamental em 2006. “Como a questão era facultativa, dividimos a primeira série em ‘Alfabetização I e II’”, conta a secretária de Educação, Elisabetha Gricelda Klein. A secretária afirma que a divisão foi adotada para “que o ano inicial não fosse o rompimento do ‘brincar’ para a criança”.
Em Cassilândia, a ampliação está sendo estudada desde 2004. Conforme a secretária Elza Assis Cordoni, o conteúdo da primeira série será repassado para o segundo ano do ensino fundamental. “Agora, o primeiro ano será voltado para alfabetização e letramento, com estímulo para atividades lúdicas”.
O Ministério da Educação iniciou em 2003 as discussões sobre a mudança no ensino fundamental.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 20 de Maio de 2018
Sábado, 19 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)