Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Reunião na Assomasul debate ensino fundamental de 9 anos

Aline dos Santos / Campo Grande News - 24 de novembro de 2006 - 13:07

Os secretários municipais de Educação estão reunidos nesta manhã para discutir a ampliação do ensino fundamental de 8 para 9 anos. O encontro, que acontece na Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), também aborda atrasos no repasse do transporte escolar e a definição de calendário do ano letivo.
Conforme a presidente da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação), Manoelina Martins Cabral, houve consultas aos municípios e cerca de 18 responderam que ainda não estão preparados para a mudança. Contudo, a entrada das crianças aos seis anos no ensino fundamental já acontece em mais de 60% das cidades sul-mato-grossenses.
São Gabriel do Oeste iniciou a experiência de nove anos no ensino fundamental em 2006. “Como a questão era facultativa, dividimos a primeira série em ‘Alfabetização I e II’”, conta a secretária de Educação, Elisabetha Gricelda Klein. A secretária afirma que a divisão foi adotada para “que o ano inicial não fosse o rompimento do ‘brincar’ para a criança”.
Em Cassilândia, a ampliação está sendo estudada desde 2004. Conforme a secretária Elza Assis Cordoni, o conteúdo da primeira série será repassado para o segundo ano do ensino fundamental. “Agora, o primeiro ano será voltado para alfabetização e letramento, com estímulo para atividades lúdicas”.
O Ministério da Educação iniciou em 2003 as discussões sobre a mudança no ensino fundamental.

SIGA-NOS NO Google News